ASSINE
search button

Exposição em Cingapura define beleza, de Barbies a seios grandes

Compartilhar

REUTERS

CINGAPURA - O Museu das Civilizações Asiáticas, em Cingapura, quer definir o complexo conceito de beleza em uma exposição que oferece objetos agradáveis de se ver, além de outros que provocam reflexão, de bonecas Barbie até artefatos da antiguidade que datam de 2.200 anos atrás.

- A beleza é um tópico universal, mas muito subjetivo - disse Gauri Parimoo Krishnan, curadora da exposição 'Beleza na Ásia -- De 200 a.C. até hoje'.

- A busca pelo embelezamento existe na psique humana desde os primórdios do tempo, e cada cultura e época têm seus padrões próprios de beleza. A questão é tão importante hoje quanto era séculos atrás - disse ela.

A exposição inclui cerca de 300 artefatos, muitos deles vindos do arquivo do próprio museu e que serão vistos pelo público pela primeira vez. Na antiguidade, a beleza era vinculada à fertilidade, e mulheres grávidas, com barrigas redondas e curvas amplas, eram vistas como a epítome da beleza. À medida que as sociedades se sofisticaram, as noções de beleza foram mudando. A exposição inclui várias celebrações de beleza contemporânea, incluindo capas de revistas de moda asiáticas e internacionais. A coroa de uma Miss Cingapura reluz em sua caixa de vidro, e bonecas Barbie e Bratz acrescentam um toque moderno que o museu espera que ajude a atrair visitantes jovens à mostra.