REUTERS
WASHINGTON - A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, visitará uma exibição de arte iraniana em Washington na quinta-feira numa tentativa de demonstrar apoio ao povo do Irã apesar das tensões com a liderança do país, informou o Departamento de Estado dos EUA.
As relações entre os Estados Unidos e o Irã são particularmente tensas devido à maneira com que, na visão de Washington, Teerã tem se conduzido em relação à guerra do Iraque e por seu programa nuclear.
Mas o governo de Bush tenta deixar claro que quer aproximar os laços culturais com o povo iraniano.
A exibição, que mostra os trabalhos de 30 artistas iranianos com idades entre 22 e 40 anos, é intitulada 'Wishes and Dreams: Iran's New Generation Emerges' (em português, 'Desejos e Sonhos: Nova Geração do Irã Emerge').
O Departamento de Estado, que está ajudando a patrocinar a exibição, disse nesta quarta-feira que alguns dos artistas iranianos devem se encontrar com Rice.
- O que é importante aqui é o simbolismo de a secretária de Estado norte-americana chegando e demonstrando pelo povo iraniano um apreço aos produtos da cultura iraniana - disse o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack.