ASSINE
search button

Com novo DVD, Paula Fernandes diz que seu diferencial 'sempre foi ser uma artista de verdade'

Compartilhar

No novo DVD "Origens", Paula Fernandes quer contar sua história. Segundo a mineira de 34 anos, "ninguém consegue chegar a lugar nenhum se não assume e nem sabe de onde saiu; as suas origens".

Para homenagear seus princípios, o trabalho foi gravado em uma praça aberta ao público no município mineiro de Sete Lagoas, onde a cantora nasceu, em pleno Dia dos Namorados, 12 de junho. Supersticiosa, ela entrou com o pé direito no palco, onde ficou por mais de três horas vestindo roupas brilhantes em meio aos 15 mil fãs que a acompanhavam a gravação.

"Essa noite vai ficar para sempre na minha memória. Estar em Sete Lagoas faz toda a diferença para mim, e o DVD 'Origens' é um marco na minha carreira", disse a cantora no dia da gravação. "Passa um filme na minha cabeça. [...] Meu diferencial sempre foi ser uma artista de verdade, original. Faço o que eu gosto, canto o que eu componho e acho que é a minha missão".

Com a "sensação de missão cumprida", após mais de seis meses de preparação, Paula diz que sente orgulho de estar fortalecendo a cultura mineira ao carregá-la pelo Brasil. "Levar o nome de Sete Lagoas é o grande prazer da minha vida", afirma.

A ideia para o projeto, desde o início, era mesclar a modernidade com a essência que a cantora carrega desde pequena. Para isso, ela cantou desde músicas antigas que marcaram sua carreira, até sucessos atuais como "Medo Bobo", de Maiara e Maraísa.

"As minhas canções me refletem. Nem todas são autobiográficas, mas garanto que sinto o amor daquela maneira. [...] O amor é a resposta para tudo, é o que vai salvar todo mundo", diz. "São letras fáceis, com profundidade, que é o meu diferencial. Sempre acreditei na mensagem. Acho que pra cantar música alegre, não precisa falar bobagem. E eu tenho uma preocupação muito grande principalmente para o meu público infantil, porque sou uma referência para eles".

As músicas não foram todas entoadas sozinhas: o paulista Gustavo Mioto, 22, entrou no palco para cantar uma canção inédita com Paula, "Não Te Troquei Por Ela". Segundo ele, a parceria surgiu no primeiro encontro dos dois pessoalmente. Ela o convidou e ele aceitou "na hora".

A música foi gravada sem ter sido ensaiada antes pelo dois juntos. "O ensaio vai ser ali, já valendo. Acho que é mais emocionante, dá mais adrenalina. Se eu errar, 7.000 pessoas vão ver. É mais legal", disse ele, momentos antes da gravação.

Já a ausência de Luan foi pouco sentida na versão em português de "Shallow Now". O público cantou em coro com Paula três vezes para a gravação e, em uma delas, gritou por alguns segundos "Chupa, Luan". "O coral mais afinado do mundo, o melhor Bradley Cooper que eu poderia ter", disse Paula na ocasião.

Outra participação foi a da dupla César Menotti e Fabiano, seguida da com a cantora paulista Kell Smith, 26. Segundo Smith, a amizade com Paula veio da música e "foi a melhor surpresa dos últimos tempos". "Ela é uma pessoa incrível, de uma essência simples e deliciosa", diz.

Juntas, as duas cantam "Prometo", música escrita pela paulista. Mas não é a primeira vez que elas trabalham juntas: desde o início da carreira, Smith escreve músicas para a mineira, - inclusive, está por trás da letra de "Porque a resposta é o amor", que Paula canta sozinha no novo DVD.

"Penso muito que o universo não une pessoas, une propósitos [...] Quando percebi que ela tinha o mesmo apetite para falar o que ela acredita, deu essa liga", diz a cantora sobre Paula. "Nós duas escrevemos o que a gente acredita".

Já Paula comemora que possa dividir o palco com mais mulheres: "Quando eu cheguei [ao ambiente musical], era realmente dominado por duplas masculinas e eu ralava para oferecer meus trabalho. 'Mais uma mulher? Não'. E eu sei da dificuldade", diz. "[Recentemente] Comecei a ver que tinham novas garotas cantando. É a mudança de uma era. Imagina o orgulho que eu tenho de ter sido referência".

Além da música, Paula experimenta diferentes áreas fora dos palcos. Com uma veia forte para a arte, ela já atuou, escreveu e revela que gosta de usar o tempo livre para bordar. O próximo item da lista, segundo ela, é ser mãe, embora a mineira não tenha planos de ter filhos tão cedo. "Tem muito show para fazer ainda. Muitos lugares do Brasil para conhecer. Meu objetivo agora é levar 'Origens' para o Brasil e mundo afora", diz.