O co-fundador do Beach Boys, Brian Wilson, adiou indefinidamente sua turnê de verão nos Estados Unidos, que deveria começar na sexta-feira, dizendo que se sentia “mentalmente inseguro” depois de uma recente cirurgia nas costas, mas espera voltar aos palcos ainda este ano.
Em uma mensagem publicada no Facebook e no seu site oficial, Wilson, 76, reconheceu que lida com uma doença mental “há muitas décadas” e estava “animado para voltar a fazer shows” antes de “começara a se sentir estranho” novamente.
“Não temos certeza o que está causando isso, mas eu sei que não é bom para mim estar em turnê no momento, então estou voltando para Los Angeles”, escreveu.
A turnê de Wilson, com músicas selecionados do álbum marcante do Beach Boys de 1966, “Pet Sounds” e outros hits, com o outro co-fundador do Beach Boys Al Jardine deveria começar na sexta-feira, no Lynn Auditorium, em Massachusetts, nos arredores de Boston.
De acordo com o site de Wilson, o show de Massachusetts e outras 11 datas até 23 de junho foram adiadas.
O cantor e compositor, que criou hits como “Good Vibrations”, “Surfin’ U.S.A.” e “God Only Knows”, disse que passou por três cirurgias nas costas ano passado que o deixaram “fisicamente mais forte do que estive em muito tempo”.
Wilson disse que havia retornado ao estúdio gravando e ensaiando com sua banda e estava se sentindo melhor, antes de sofrer uma espécie de recaída mental.
“Mentalmente inseguro é como eu descreveria”, disse, acrescentando que estava “lutando com coisas na minha cabeça e dizendo muitas coisas que não quero dizer, não sei por quê”.
“Vou descansar, me recuperar e trabalhar com meus médicos nisso”, escreveu. “Estou ansioso pela minha recuperação e para ver todo mundo ainda este ano”.
Fechou dizendo: “Eu sei que é algo que posso superar NOVAMENTE”, encerrando com “Love & Mercy”, título da música do seu álbum solo em 1988.