ASSINE
search button

Almodóvar e comédia sul-coreana ganham destaque em Cannes

Compartilhar

CANNES (Reuters) - onUma reflexão introspectiva do diretor Pedro Almodóvar –um filme sobre um cineasta– e um suspense de humor negro da Coreia do Sul estão entre as produções que despontam no Festival de Cannes, na França, em busca dos principais prêmios.

A Palma de Ouro, principal prêmio do festival, será anunciado no sábado, depois de um júri liderado pelo cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu revelar a escolha entre os filmes que disputam.

“Foi um ano forte para todos os competidores em Cannes”, disse Meredith Taylor, editora do site Filmuforia, acrescentando que ela deu mais quatro estrelas do que o usual em suas críticas neste ano. “Aqui é frequente que um outsider vença.”

A diretora francesa Céline Sciamma também ganhou elogios pela história de amor de época "Portrait Of A Lady On Fire", enquanto o diretor estreante Ladj Ly impressionou com o político “Les Misérables”, sobre violência policial.

“Dor e Glória”, de Almodóvar, também divide espaço com outros nomes conhecidos do festival, como o vencedor da Palma de Ouro Ken Loach, que critica a economia britânica em "I'm Sorry We Missed You".

O filme autobiográfico de Almodóvar, estrelando Antonio Banderas, sobre as reflexões de um cineasta atormentado olhando para os acontecimentos da sua vida, espalharam rumores de que um reconhecimento atrasado será dado em Cannes para o diretor, que nunca venceu o prêmio principal. “Parasite”, de Bong Joon-ho, uma sátira de suspense sobre as lutas de classe, também levantou a possibilidade de que o prêmio vá para o diretor sul-coreano.

Poucos filmes dos 21 que concorrem ao prêmio principal não conquistaram os críticos. O único que teve avaliação negativa foi "Mektoub, My Love: Intermezzo", de Abdellatif Kechiche.

(Por Sarah White)