#Dicas Discos

Fernanda Cunha canta Filó Machado

Macaque in the trees
Fernanda Cunha (Foto: Divulgação)

O oitavo álbum da cantora é inteiramente voltado à obra do compositor Filó Machado. São oito faixas que valorizam as harmonias sofisticadas e melodias surpreendentes de canções pouco conhecidas. Disponível em todas as lojas digitais, o disco tem parcerias de Filó com Cacaso ("Perfume de cebola"), Aldir Blanc ("Carmens e Consuelos"), José Neto e Djavan ("Jogral") e Sergio Natureza ("Vice versa"). Fernanda, que produziu o álbum, é acompanhada pelos músicos Zé Carlos, Camilla Dias, Berval Moraes e Helbe Machado, além de uma participação do guitarrista canadense Reg Schwager.  

Meu Recôncavo

Macaque in the trees
Capa do CD Meu Recôncavo, com versos de Mabel Velloso, musicados por Paulo Costta e Moreno Velloso (Foto: Divulgação)

Muita poesia brota do clã dos Velloso de Santo Amaro da Purificação. Irmã mais velha de Caetano de Maria Bethânia, Mabel Velloso tem seus versos musicados no sarau-show em formato de DVD e CD. Paulo Costta, aluno de Mabel na infância, e Moreno Velloso cantam e contam sobre o Recôncavo em versos e ritmos locais. A banda, escolhida a dedo por Moreno, reúne Domenico Lancellotti (bateria), Bruno di Lullo (baixo), Zero Telles (percussão), Paulo Mutti (guitarra), Joana Queiroz (sopros), Lu Dias e Karol Antunes (vocais). No repertório, sambas de roda, chula e outros ritmos da região que é considerada a mais negra do Brasil.

Grooves in the Eden

O terceiro álbum solo do baixista Jorge Pescara é um mescla de composições próprias com leituras de standards jazzísticos, dois clássicos do rock - "Come togheter" Beatles) e "Smoke on the water" (Deep Purple) e uma canção pouco conhecido de Milton Nascimento ("Brazilian rhyme). O repertório eclético é terrenofértil para o instrumentista mostrar sua versatilidade. Pescara já tocou e gravou com nomes como Dom Um, Eumir Deodato, Luiz Bonfá, Ney Matogrosso, Paulo Moura, Zé Ramalho, Roberto Menescal, Jair Rodrigues, Victor Biglione, Claudio Zoli, Ithamara Koorax, Preta Gil, Babby Clifford e ZERØ.

 



Fernanda Cunha
Capa do CD Meu Recôncavo, com versos de Mabel Velloso, musicados por Paulo Costta e Moreno Velloso