ASSINE
search button

Juliette Binoche encara o som e a fúria das redes sociais no Festival de Berlim

Divulgação -
'Celle que vous croyez'
Compartilhar

Presidente do Júri do 69º Festival de Berlim, a francesa Juliette Binoche teve um corpo a corpo com a imprensa estrangeira na tarde deste domingo, na capital alemã, não para especular sobre possíveis troféus, mas para debater os riscos da intolerância nas redes sociais ao defender o longa-metragem “Celle que vous croyez”. Dirigido pelo cineasta de origem argelina e germânica Safy Nebbou, este drama romântico está fora da briga por prêmios e traz a estrela parisiense de 54 anos como sua protagonista. No enredo, Claire, uma professora de 50 anos, assume um perfil falso no Facebook para travar uma relação com um rapaz mais jovem, que é assistente de seu namorado. Mas essan identidade fake acaba levando a vida de Claire para uma situação de risco afetivo.

“Esse roteiro me trouxe uma vertigem emocional muito forte pela maneira como fala do exercício do desejo hoje”, disse Juliette, que, no próximo sábado, vai anunciar que filme leva o Urso da Berlinale de 2019. “Qualquer gesto de humanismo hoje é um gesto político. Se a nossa decisão por política, será pelas vias da humanidade”.

No longa de Nebbou, sua personagem, Claire, passa por uma reeducação sentimental a partir dos códigos da cultura midiática da internet. “Há algo na minha forma de atuar que enxergo como um momento de excitação máxima: o silêncio. Estar em silêncio em cena é onde eu me conecto com as sensações da história que preciso ajudar a contar”, diz Juliette, laureada com o Oscar, em 1997, por “O paciente inglês”.

Neste domingo, a Berlinale confere a projeção do longa brasileiro “Divino amor”, uma espécie de ficção científica estruturada como um retrato futurista de nossos desamparos. É Gabriel Mascaro, pernambucano por trás do cultuado “Boi neon” (Prêmio Especial do Júri na mostra Orizzonti de Veneza, em 2015), quem assina a direção desta alegoria. Uma alegoria do cristianismo fundamentalista como exercício de alienação e intolerância num tempo em que a fé deveria cumprir sua vocação transcendente de libertação. Uma alegoria com Dia Paes no papel de Joana, crente fervorosa em um projeto de fidelidade conjugal à qualquer prova. Estruturado em coprodução com o Uruguai, o Chile, a Dinamarca e a Noruega, o filme de Mascaro estreia em circuito comercial por aqui ainda primeiro semestre.

“O que me encanta nesse filme é a inteligência com que o Mascaro desenvolve um roteiro tão original, tão atual e que se comunica diretamente com o mundo, a partir de um futuro próximo que faz com que a gente reflita a relação entre religião, política e sociedade”, diz a atriz paraense de 49 anos, há uma semana no ar na TV brasileira à frente da nova novela das 19h, da TV Globo, “Verão 90”.

Macaque in the trees
'Celle que vous croyez' (Foto: Divulgação)

Embora a entrega dos prêmios oficiais seja no dia 16, a Berlinale segue com filmes em exibição até domingo que vem, dia 17, para apresentar às plateias locais o melhor de sua programação.