ASSINE
search button

Robert Guédiguian: À luz do marxismo

Cultuado por crônicas sociais como 'Marie-Jo e seus dois amores', o diretor francês faz um balanço do cinema político, em meio à montagem de um novo longa

Rodrigo Fonseca -
Robert Guédiguian, mito do cinema social na França, fala sobre a responsabilidade de quem faz arte
Compartilhar

PARIS - Leitor de Marx desde a adolescência, em Marseille, Robert Guédiguian levará o velho barbudo consigo, hoje, para o primeiro dia de montagem do 21º longa-metragem de sua carreira, cujas filmagens terminaram na última quarta-feira: “Sic Transit Gloria Mundi” é o título, referente a uma expressão em latim usada em ritos de sucessão de papas. A ideia de que “transitória é a glória do mundo” norteará essa incursão do realizador dos cults “Marie-Jo e seus dois amores” (2002) e “As neves do Kilimanjaro” (2011) pelo cinema noir.

“Só na edição vou ter certeza do material que tenho, mas o desejo é de fazer um melodrama noir”, diz o cineasta de 65 anos, mundialmente reconhecido como um cronista das mazelas sociais da Europa, em entrevista ao JORNAL DO BRASIL, na capital francesa.

Macaque in the trees
Robert Guédiguian, mito do cinema social na França, fala sobre a responsabilidade de quem faz arte (Foto: Rodrigo Fonseca)

Um dos integrantes do júri do último Festival de Cannes, Guédiguian é um dos diretores mais disputados no 21º Rendez-vous Avec le Cinèma Français, evento organizado pelo órgão audiovisual do Ministério da Cultura da França, a Unifrance, que usa o Hotel Le Collectionneur, na Rue de Courcelles, como fórum para a promoção do cinema de autor.

Há 75 filmes sendo badalados aqui, incluindo o drama que deu a Guédiguian os prêmios Signis e Unimed no Festival de Veneza 2017: “Uma casa à beira-mar” (“La villa”), já lançada no Brasil, onde ele tem uma legião de fãs. “Vira e mexe, recebo, por Facebook, um recado de brasileiros querendo discutir política ou apenas sendo carinhosos”, orgulha-se o cineasta, que começou a filmar em 1975, tendo a atriz Ariane Ascaride, com quem é casado desde 1975, como estrela de toda sua obra. Igualmente constantes em seus filmes são os atores Jean-Pierre Darroussin e Gérard Meylan: “Não é equipe, é família”, explica Guédiguian, que faz uma análise sobre o dever da arte nestes tempos de intolerância.

JORNAL DO BRASIL: Seu novo filme, já em montagem, é um noir com elementos de folhetim. Onde entra Marx aí?

ROBERT GUÉDIGUIAN: Ando na companhia desse senhor desde 1968, quando “O capital” me deu a percepção de que a ideia de luta de classes como motor da História é uma forma dialética de identificar quem são os antagonistas. Antes, havia burguesia e proletariado. Hoje, existe aquele que tem uma propriedade e aquele que não tem nada a perder. E entre eles há a contradição histórica que leva à dominação. Este meu novo filme dá voz à essa contradição a partir de um olhar para o fato de que o servo hoje concorda com o patrão, ri do que o patrão ri. Escravidão começa assim.

Macaque in the trees
Cena do noir 'Sic Transit Gloria Mundi' (Foto: Divulgação)

Falando em dialética, houve um tempo em que o cinema se divida entre filmes políticos e filmes para mercado, sem ideologia de levante. Hoje se cultua, mesmo nas searas mais combativas do cinema, a ideia do “filme de gênero”. O senhor, que é um cineasta de causas sociais, volta-se para o noir, um filão de mercado. O que justifica essa incursão?

A possibilidade de ampliar meus interlocutores. Um filme político, cru, sem qualquer brecha para o humor, o amor, o suspense, vai ter uns 50 espectadores. Um filme de tons políticos que se vende como comédia ou drama alcança o triplo disso. A necessidade de o cinema se abrir para o diálogo com públicos mais amplos não significa fazer concessões, abrir a guarda. Significa pensar no espectador a partir das regras que ele conhece e gosta. Seguir regras não diminui a vontade de transgressão. O diretor de teatro Jean Villar tinha uma frase ótima sobre isso: “Elitismo para todos”.

Qual é o enredo de “Sic Transit Gloria Mundi”?

Ele é uma investigação sobre a concordância entre o discurso do patrão e dos empregados, do ponto de vista de quem explora e de quem é explorado. É um filme com muito diálogo, pois essa é uma forma de valorizar o que o cinema tem de precioso: o elenco. Os atores são a essência de uma ficção.

Qual é o lugar do heroísmo num cinema politizado como o seu?

Herói é a pessoa que pensa no próximo. E essa pessoa está no povo.

Macaque in the trees
Ariane Ascaride, Gérad Meylan e Jean-Pierre Darrousin em 'Uma casa à beira-mar' (Foto: Divulgação)

Qual é a responsabilidade de se fazer cinema hoje?

É a consciência de que o artista fabrica ideologias. A arte funda um povo.

*Roteirista e crítico de cinema

Divulgação - Cena do noir 'Sic Transit Gloria Mundi'
Divulgação - Ariane Ascaride, Gérad Meylan e Jean-Pierre Darrousin em 'Uma casa à beira-mar'