ASSINE
search button

Peça 'Segredo de Justiça' reúne casos baseados em livro lançado por juíza

Divulgação -
O cenário é uma sala de ensaio, onde os atores discutem as situações citadas no livro homônimo de Andréa Pachá
Compartilhar

Que segredos a Justiça guarda? Inúmeros, não há dúvidas. Alguns deles estarão em cena a partir de hoje, às 19h, no Teatro Sesc Ginástico, com o espetáculo “Segredo de Justiça”. Sob direção de Marco André Nunes, a peça é baseada nas crônicas que relatam várias situações discutidas e julgadas em varas de família do livro homônimo da juíza Andréa Pachá, lançado em 2014.

“Estávamos à procura de algum texto que fosse realmente relevante, que se comunicasse com o público. Assisti a uma entrevista da Andréa Pachá e comentei com Carmen (Frenzel, atriz e idealizadora), que entrou em contato com ela, por já terem trabalhado juntas no Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, na época em que Andréa era produtora de teatro. “Segredo de Justiça” tem uma comunicação direta com público: é forte, tocante, contundente. Veio de encontro ao que queríamos porque trata de família e justiça, dois assuntos que tocam a todos”, conta o ator e idealizador Alexandre Barros.

Macaque in the trees
O cenário é uma sala de ensaio, onde os atores discutem as situações citadas no livro homônimo de Andréa Pachá (Foto: Divulgação)

Ao lado de Fabianna de Mello e Souza, Leandro Daniel e Matheus Macena, Alexandre e Carmen apresentam personagens de histórias verdadeiras dentro desse projeto em que o diretor Marco André quer investigar o quanto a ideia que fazemos da Justiça nos afeta diariamente - mesmo que saibamos muito pouco sobre como funcionam seus dispositivos. “O que passa pela cabeça de um juiz que precisa decidir sobre uma questão íntima de uma família? O espetáculo quer trazer o público para debater essas questões. Tem se falado muito sobre o judiciário nos últimos tempos e o debate é sempre bem-vindo”, diz Carmen.

No espetáculo, os atores debatem os temas do livro e dividem as questões com o público. O cenário é essa sala de ensaio, onde os casos começam a aparecer a partir da discussão sobre os citados no livro. O público vai testemunhar vários assuntos em histórias envolvendo diferentes classes sociais, como guarda compartilhada, interdição de idosos, poliamor e reconhecimento de paternidade. Todos casos que Andréa conheceu ao longo de anos atuando como magistrada na Vara de Família. “Os nomes dos personagens do livro são fictícios e, para a adaptação teatral, alguns foram mudados. Aliás, alguns casos do livro foram mesclados a histórias pessoais dos atores, que são contadas através de encenação e depoimentos”, explica Alexandre.

Entre elas, Alexandre e Carmen destacam uma que se passa num ambiente rural onde uma mulher, desesperada por sofrer violência doméstica, joga óleo quente no marido. “Uma interessante é a de uma família formada por uma mulher e dois homens. Eles têm um filho e, depois, na separação, fica a questão de como resolver a guarda compartilhada entre dois pais e uma mãe. Outro caso é sobre um homem que se envolve com a cunhada”, cita Carmen.

Serviço

SEGREDO DE JUSTIÇA - Teatro Sesc Ginástico (Av. Graça Aranha, 187 – Centro; Tel.: 2279-4027). Qui. a sáb, às 19h; dom., às 18h. R$ 30. Até 10/2.