ASSINE
search button

Livro conta história de cariocas que mantêm viva a alma da cidade

Paulo Marcos de Mendonça Lima -
Marquinhos de Oswaldo Cruz É o grande criador da Feira das Yabás e do Trem do Samba
Compartilhar

A jornada começa na Casa do Jongo da Serrinha, sobe o Morro da Babilônia, percorre o Complexo do Alemão e atravessa a emergência do Hospital Municipal Miguel Couto. O espírito do Rio é plural e democrático, une Copacabana à Favela de Antares, na Zona Oeste, viaja pelo Trem do Samba, vai de Oswaldo Cruz à Avenida Atlântica. E está impresso nas 176 páginas do livro ilustrado “Necessários guardiões da alma carioca”, escrito por Aydano André Motta, com fotos de Paulo Marcos de Mendonça Lima e design de Télio Navega (Parideira Cultural e Portunhol, R$ 70). A obra, que será lançada hoje, na Casa Porto (Largo São Francisco da Prainha 4, Zona Portuária), reúne histórias de personagens que mantêm viva a identidade do Rio.

“É uma encomenda do mesmo produtor do livro sobre os porteiros (“Da minha porta, vejo o mundo”), Sylas Andrade. Ele me perguntou qual seria a melhor homenagem à cidade. Atualmente, existe tanta violência, poluição, individualismo, intolerância, que as pessoas já saem de casa querendo brigar. Por isso, faço questão de ser gentil, o último a subir no ônibus, sempre ceder lugar. Nesse livro, fazemos uma homenagem a pessoas que praticam essa gentileza na vida”, conta Aydano.

Para se tornar um guardião da alma carioca, é preciso vestir o uniforme da simplicidade. Como o doutor Ivan Sant’Ana, neurocirurgião renomado, que atende, anônimo, a multidões de pacientes na Emergência do Hospital Miguel Couto. Ou o celebrado historiador Luiz Antonio Simas, de bermuda e chinelo na entrevista no bar. É preciso ensinar que no aterro sanitário de Gramacho não existe a palavra lixo. Tudo é reciclável, nas palavras de Tião Santos. E resgatar a alegria do engenheiro aposentado Silvério Silva, que dá lições gratuitas de Matemática na praça e no Aterro do Flamengo. A alma do Rio é solidária e vive na história desses 14 personagens. Uma aula de amor à cidade.