ASSINE
search button

Conexão Rio-Bahia em Ipanema

Andre Hawk/Divulgação -
Bem Gil e Moreno Veloso fazem primeiro show
Compartilhar

Se os pais já somam mais de meio século de parcerias, eles se juntam no palco pela primeira vez hoje. Bem Gil, 34, e Moreno Veloso, 46, fazem o encontro que marca a volta do Festival A.Nota, hoje à noite no Teatro Ipanema.

Em comum, além da coincidência, passeios recentes pelas obras paternas. O multi-instrumentista Moreno fez um show com Caetano Veloso e os irmãos mais novos Zeca e Tom, durante o ano passado.

Macaque in the trees
Bem Gil e Moreno Veloso fazem primeiro show (Foto: Andre Hawk/Divulgação)

Guitarrista por ofício, mas que também passeia por outros instrumentos, Bem vem comandando, nos últimos dois anos, apresentações que revisitam os 40 anos do álbum “Refavela”, lançado em 1977 por Gilberto Gil.

No encontro de hoje, eles combinam instrumentos e canções próprias, em dupla e sozinhos, em repertórios que vão desde o álbum “Máquina de Escrever Música”, gravado por Moreno em 2000 com o grupo +2, ao lado de Kassin e Domenico Lancellotti.

Já Bem Gil vem na ativa desde 2008, quando fundou a banda Tono, com Rafael Rocha, Bruno Di Lullo. Nesse ínterim, parceiros se cruzaram, com Bruno e Rafael tocando com Moreno e Domenico trabalhando com Bem.

“Será um show só de nós dois, provavelmente eu com minha guitarra e ele com o violão dele, e eventualmente o pandeiro e o prato, que ele usa muito, e talvez a minha flauta. Vamos misturar nossas composições, recentes e antigas. Moreno já tem 18 anos de carreira, e um repertório enorme. Sou muito fã. Tem um lado meu muito entusiasmado de estar com uma pessoa que admiro tanto”, ressalta Bem Gil.

“Esse show com o Bem vem da simples vontade mútua de tocarmos juntos nossas canções. Já colaboramos muito em diversos trabalhos e agora chegou o momento de fazermos um show só nosso”, devolve Moreno, que ensaiou o show com o parceiro em Salvador.

O show desta noite prevê cerca de 20 canções, entre as quais “Sertão” e “Não Acorda o Neném”, de Moreno; “Sereno”, de Bem Gil, e “Bang Bang” – também dele, em parceria com Bruno Di Lullo e Jorge Mautner.

Além de músicas já gravadas, a dupla ainda promete mostrar algumas inéditas.

Na próxima semana, A.Nota, que promove encontros inéditos entre músicos, sempre às terças-feiras, reúne outro filho de peixe baiano, o guitarrista Pedro Baby, com o percussionista Pretinho da Serrinha (dia 15). Na terça seguinte (dia 22), o festival junta a banda baiana Maglore a Hélio Flanders, cantor e fundador do Vanguart.

Serviço

A.NOTA - BEM GIL E MORENO VELOSO

Teatro Ipanema. Rua Prudente de Morais, 824. Tel.: 2267-3750. Hoje, às 21h. Entrada: R$ 20/ R$ 10.

Tags:

Bahia | rio | show