ASSINE
search button

Projeto da Baixada leva shows a Botafogo

Divulgação -
Os integrantes do Grupo Sala e Quintal são professores da AMC
Compartilhar

Com 150 alunos atualmente, a Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense (AMC) já atendeu, em 21 anos, mais de 3 mil jovens e crianças. A instituição que promove, entre outras atividades, oficinas musicais, criou em 2017 o “AMC no choro e no samba”. “A ideia era levar o evento que já acontecia em nossa sede em São João de Meriti para teatros e casas de shows”, conta Lena de Souza, uma das fundadoras da associação. O primeiro show do projeto este ano será amanhã, às 20h, no Solar de Botafogo. A cantora Nilze Carvalho, que será acompanhada pelo Grupo Sala e Quintal, formado por professores da AMC, apresenta o repertório do recém-lançado CD “Nilze Carvalho 40 anos”. A direção musical e arranjos são do maestro Ruy Quaresma.

Macaque in the trees
Os integrantes do Grupo Sala e Quintal são professores da AMC (Foto: Divulgação)

“Nosso trabalho não está restrito à formação profissional, não há pré-seleção para ver quem tem aptidão para a música, pois estamos trabalhando com crianças carentes de formação e cidadania. Nossa metodologia de aprendizado está toda montada no trabalho coletivo e, no caso, na formação de grupos musicais. O jovem que tiver aptidão para a música encontra toda a formação teórica e prática do seu instrumento – clarineta, percussão, violão, cavaquinho, bandolim, flauta – e, além de se tornar um instrumentista, pode vir a ser um monitor, um instrutor e professor de música”, explica Lena de Souza.

A repercussão do trabalho da associação é grande no meio musical, tanto que alunos e professores já foram convidados para tocar com Turíbio Santos, Odette Ernest Dias, Nelson Sargento, Monarco entre outros. Além disso, o caminho inverso também é frequente: “Trazemos para dentro de nossa escola compositores e músicos reconhecidos por seu envolvimento com nossas raízes culturais. Estes artistas são sempre acompanhados pelos instrutores e, eventualmente, por alguns alunos monitores ou alunos mais adiantados”, conta.

As próximas atrações do “AMC do choro e do samba” são Daniella Spielmann, Dorina e Marcos Sacramento. “Todos os artistas convidados conhecem o projeto e já participaram das oficinas em nossa sede”, destaca Lena. 

Serviço

AMC NO CHORO E NO SAMBA - Solar de Botafogo (R. Gal. Polidoro, 180; Tel.: 2543-5411). Amanhã, às 20h. R$ 20.

Tags:

amc | samba