ASSINE
search button

Um mergulho na arte da fotografia

Cearense, carioca e mineiro foram premiados na oitava edição do Prix Photo Aliança Francesa

Divulgação -
O cearense Weberton Skeff foi o vencedor com a série "Doces desejos de fôlego", inspirada no Nordeste
Compartilhar

Mais de 300 imagens com inspiração em várias paisagens e vivências do Brasil ou em reflexões do ser humano sobre o mais essencial dos recursos naturais para a sobrevivência. Na oitava edição do concurso, o júri oficial do Prix Photo Aliança Francesa 2018 premiou o fotógrafo cearense Weberton Skeff pela série “Doces desejos de fôlego”. O segundo lugar ficou com a fotógrafa carioca Ana Carolina Fernandes com “Os Veios Abertos da Baía de Guanabara”. Já o mineiro Rodrigo Lessa conquistou o prêmio do júri popular com a série “Ser peixe”. Promovido pela Delegação Geral da Aliança Francesa do Brasil, com tema “Mas onde está a água?”, a competição ofereceu como prêmios viagem para Paris, bolsa de estudos de francês, além de exposição coletiva na Galeria Aliança Francesa Rio de Janeiro.

De acordo com a organização, o concurso reflete a diversidade de olhares, abordagens e estéticas sobre uma questão que se apresenta como vital para os seres humanos, com impacto no presente e no passado. E muitas reflexões no passado. Da infância no sertão na região Central do sertão do Ceará, Weberton se inspirou para sua série. Em sua definição, “o trabalho se apresenta de inúmeras formas: ora documental, ora ficcional, ora de natureza indefinida, mas sempre respeitando a vontade de descrever e compartilhar suas experiências vivenciadas ainda quando criança”.

Já o trabalho de Ana Carolina Fernandes é uma denúncia contra “descaso desumano” com as águas da Baía de Guanabara, patrimônio da humanidade e cartão postal do Rio de Janeiro, em uma imagem de forte impacto que mostra a ação predatória do homem sobre o meio ambiente.

Pesquisador de História do Brasil e das Américas, o professor da Universidade de La Rochelle, na França, Laurent Olivier Vidal foi o criador do tema do concurso “Mais où est l’eau?” ou “Mas onde está a água?”. Com objetivo de valorizar jovens fotógrafos e instigá-los a criar e refletir sobre a importância da água em nossas vidas e na sociedade. De acordo com o estudioso, um recurso vital que só é tema de discussão quando falta ou “transborda”. Entre críticos, curadores e artistas, o júri do concurso, que promove intercâmbio entre Brasil e França, é composto por membros de reconhecimento nacional e internacional na área, como Eugênio Sávio, Ioana de Mello, João Kulcsár, Katia Chalita e Marie Hospital.