ASSINE
search button

Reserva Cultural exibe produções francesas inéditas no país

Divulgação -
Jean-Pierre Léaud, astro de Truffaut em sua juventude, em "M"
Compartilhar

Muso de Truffaut nos anos 1960, o ator Jean-Pierre Léaud, que vai ser homenageado com uma retrospectiva recém-anunciada no Festival de Bergamo (de 9 a 17 de março em solo italiano), é um dos mitos que vão iluminar as telonas do Reserva Cultural, a partir deste fim de semana, na mostra “Vive le cinéma français”, criada para trazer uma seleção de longas-metragens inéditos para Niterói.

Léaud é um dos atores de “M”, dirigido e estrelado por Sara Forestier, que vai ser exibido hoje, às 19h, com mais uma projeção no dia 12, às 21h. O astro vive o pai da jovem Lila (papel de Sara), uma moça tímida que cai de amores por um rapaz falador. Ainda nesta quinta, o Reserva exibe “Com toda minha força”, de Chad Chenouga, às 21h.

Macaque in the trees
Jean-Pierre Léaud, astro de Truffaut em sua juventude, em "M" (Foto: Divulgação)

“Atuar por mais de cinco décadas é sinônimo de resistir. Resistência, para um ator, é provar ser capaz de se comunicar com plateias, das mais variadas gerações, sem perder seu instinto de descoberta, sua curiosidade”, disse Léaud ao JB no Festival de San Sebastián.

Até o dia 12, a mostra no Reserva vai exibir produções obrigatórias como “Bárbara”, do ator e diretor Mathieu Amalric, premiado em Cannes em 2017 (tem sessão neste sábado, às 19h), e “Ciumenta”, com Karin Viard, agendado para sexta, às 21h. Sexta, às 19h, será projetado o aclamado “Primário”, com Sara Forestier no papel de uma professora às voltas com dilemas sociais de seus estudantes.