ASSINE
search button

O Brasil na tela: mostra Sesc de Cinema exibe longas e curtas de todas as regiões do País

divulgação -
O curta "Médico e monstro" foi um dos selecionados da Região Sudeste na mostra, que reúne 34 produções selecionadas entre 1.061 obras inscritas para o festival
Compartilhar

Uma viagem às cinco regiões do País através do cinema. A partir de hoje, o carioca vai poder assistir aos 34 filmes selecionados na 2ª Mostra Sesc de Cinema - são 27 curtas e sete longa-metragens - um amplo panorama da produção audiovisual brasileira escolhida entre 1.061 obras inscritas. O objetivo é dar visibilidade aos cineastas que não encontram espaço nas salas de projeção do País, mas despontam pela qualidade. Domingo, o público poderá conhecer os que se destacaram em oito categorias “melhor roteiro”, “direção”, “filme”, “direção de fotografia”, “direção de arte”, “direção de elenco”, “montagem” e “desenho de som”.

Macaque in the trees
O curta "Médico e monstro" foi um dos selecionados da Região Sudeste na mostra, que reúne 34 produções selecionadas entre 1.061 obras inscritas para o festival (Foto: divulgação)

“É uma mostra nacional, então queremos exibir obras de todas as regiões dentro de sua realidade de produção. Cada estado seleciona quatro curtas e dois longas para a curadoria regional e, então, chegamos aos filmes da mostra. Nosso objetivo é ter sempre seis por região, dois longas e dois curtas. Quando não há longas, ficamos só com os curtas. Desse modo, fazemos uma mostra equilibrada, sem o predomínio que vemos sempre de Rio, Minas e São Paulo”, explica Marco Aurélio Lopes Fialho, analista de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.

Hoje, na abertura da mostra, as atrações no Sesc Tijuca (R. Barão de Mesquita 539 - Tijuca; Tel.: 4020-2101), a partir das 18h30, são os curtas “Metempsicose”, uma animação sobre o mundo devastado pelas mãos humanas, da Região Norte, um representante do Centro-Oeste. “Vesti la Giubba”, inspirado na ópera Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo; os documentários “Galeria da rua” (Nordeste), sobre pichação e grafite, “Flecha dourada” (Sul), sobre os lutadores do grupo Golden Flecha; e “Lençol de inverno” (Sudeste), a história de um coveiro que volta à cidade natal para enterrar o pai e reencontra as lembranças de juventude.

“Quando vemos obras sob a perspectiva das semelhanças e diferenças regionais, encontramos as temáticas locais expressas de forma muito clara, ao mesmo tempo que existem muitas semelhanças. São 34 produções porque, além das selecionadas por região, fazemos uma curadoria à parte para obras infanto-juvenis”, explica Marco Aurélio.

A partir de amanhã, as exibições serão agrupadas por região. Já as crianças e adolescentes poderão assistir às produções idealizadas para elas, a partir das 15h, no sábado, com “O Menino Leão e a Menina Coruja” (Centro-Oeste); “Metamorfose” (Sudeste); “Médico de monstro” (Sudeste) e “No caminho da escola” (Sudeste), e domingo, com “ Òrun Àyié – A criação do mundo” (Nordeste); “Nham-nham”, “A criatura” (Sul) e “Garoto VHS” (Sul).

“Na hora da exibição, os idealizadores ficam muito felizes, muitas vezes é a primeira oportunidade de assistirem ao filme com parentes e amigos. Além do público espontâneo, temos esse clima de festa. Os filmes serão exibidos em todos os estados”, acrescenta Fialho. (C.M.)