Ocupados neste momento com a finalização do thriller sobre a máfia “The Irishman”, para a Netflix, Martin Scorsese e Robert De Niro vão passar um fim de semana de nostalgia nas areias e nas telas do Marrocos numa projeção de gala da versão restaurada de “Touro indomável”. A cultuada história do pugilista Jake La Motta vai ser exibida nesta segunda no 17º Festival de Marrakech, que acolhe De Niro esta noite para uma homenagem especial pelo conjunto de sua carreira como ator. Amanhã, é a vez de Scorsese ministrar uma palestra na cidade para falar sobre suas escolhas artistas e sobre sua parceria com o astro, de quem é amigo desde os anos 1970. O evento marroquino foi inaugurado ontem, com a projeção de gala de “No portal da Eternidade”, ensaio cinebiográfico sobre Van Gogh, com Willem Dafoe no papel do pintor.
Martin Scorsese no set com Rober De Niro (Foto: Divulgação)
Scorsese e De Niro conferem ainda esta noite, no luxuoso cinema Le Colisée, uma projeção de gala de “Os bons companheiros” (1990), um dos filmes mais aclamados da trajetória de ambos nas telas. Em Marrakech, diante da presença deles, comenta-se que o inédito “The Irishman” possa ser o filme de abertura do Festival de Berlim, no dia 7 de fevereiro, mas não houve confirmações oficiais dos alemães até agora.
Neste sábado, a produção mexicana “Las niñas bien”, de Alejandra Márquez Abella, centrada no impacto das crises econômicas da década de 1980 sobre a saúde financeira da alta classe média daquele país, vai inaugurar a seleção competitiva de longas-metragens. Há 14 títulos no páreo pela Estrela de Ouro, incluindo a coprodução Argentina x Brasil “Vermelho Sol”. Quem julga os concorrentes é um time comandado pelo cineasta americano James Gray (de “Fuga para Odessa”), que estará em Marrakech hoje para conversar com a imprensa sobre suas noções estéticas. Ainda no sábado será exibido, “Joy”, drama austríaco sobre prostituição de africanas em solo europeu, dirigido pela cineasta Sudabeh Mortezai. A produção conquistou o prêmio principal de longas de ficção no BFI – London Film Festival, em outubro.
Até seu encerramento, no dia 8, o Festival de Marrakech vai receber potenciais concorrentes ao Oscar como o badalado “Green room – O guia”, que vem devorando prêmios nos EUA.