ASSINE
search button

Popstar do real

Famoso por ter no currículo um Urso de Ouro e um Leão dourado, o documentarista Gianfranco Rosi, de 54 anos, prepara longa sobre a vida noturna no Oriente Médio

Berlinale/Divulgação -
Famoso por ter no currículo um Urso de Ouro e um Leão dourado, o documentarista Gianfranco Rosi, de 54 anos, prepara longa sobre a vida noturna no Oriente Médio
Compartilhar

Ninguém sabe ao certo o que Gianfranco Rosi, cineasta italiano nascido na Eritreia há 54 anos, quer dizer com a expressão “vida noturna” ao associá-la à intolerância que rege o Oriente Médio, mas já está certo que a região será cenário e tema de seu novo filme, previsto para estrear no primeiro trimestre de 2019. Seu atual projeto se chama “Notturno” e, nas poucas descrições dadas por este aclamado diretor – em 2013, ele saiu do Festival de Veneza com o Leão de Ouro por “Sacro GRA”; três anos depois, ganhou o Urso de Ouro da Berlinale, com “Fogo no mar”, indicado ao Oscar em 2017 -, sabe-se que será um ensaio sobre “fronteiras”: “Muros deixam de ser apenas demarcações simbólicas no momento em que eles mudam destinos”, disse Rosi, em entrevista em um festival no Qatar.

Macaque in the trees
Famoso por ter no currículo um Urso de Ouro e um Leão dourado, o documentarista Gianfranco Rosi, de 54 anos, prepara longa sobre a vida noturna no Oriente Médio (Foto: Berlinale/Divulgação)

Lá, ele foi tratado como um popstar. Aliás, é assim que ele é visto mundo afora: nem Michael Moore (“Tiros em Columbine”) hoje tem tanto prestígio quanto ele. Há quem diga que “Notturno” já é barbada para a seleção do próximo Festival de Berlim (7 a 17 de fevereiro). Mas há quem fale no interesse de Cannes por ele: quem sabe ele possa ter uma Palma dourada em seu rol de prêmios. Fala-se que seu objetivo agora é ter uma turma de jovens árabes como guias de sua narrativa, focada em seu assunto mais recorrente: a invisibilidade. E sobre ela que ele falou ao JORNAL DO BRASIL em recente entrevista na França.

O senhor mantém “Notturno” a sete chaves, em segredo total. Mas há curiosidade de saber o quanto a badalação em torno de “Fogo no mar” ajudou esse novo projeto?

GIANFRANCO ROSI: Não sou estrela: a luz dos meus filmes precisa cair sobre pessoas que não tiveram as mesmas chances de estudo que eu tive. Por respeito àquilo que pude estudar, assumi a responsabilidade de fazer um tipo de cinema que defende causas: no caso, dar visibilidade a pessoas de quem a mídia desdenha. O sucesso dos filmes recentes que fiz me deixa feliz não por questões de vaidade pessoal, mas por dar ao cinema documental uma chance de alcance popular maior.

O que te fascina no cinema documental?

A possibilidade de usar dispositivos de observação de material vivo não fabular para questionar o claustro de “filme político” e produzir uma narrativa dos afetos. Não sei o quanto você, brasileiro, enxerga isso, mas o documentário, por sua natureza de orçamento mirrado, em comparação com a ficção, parece necessitar um sentido político para existir. Discordo. Documentários podem ter bandeira, mas ele são exercícios de linguagem antes de tudo. A instância poética da narrativa documental é a liberdade de se ver diante de um mundo palpável, belo, mas com cicatrizes.

Como o senhor desenvolveu sua estética de observação?

Venho da tradição de Rossellini. Tenho identidade italiana. A Itália tem uma tradição muito forte de documentaristas e também de diretores que misturaram a realidade com a ficção, criando, entre outras coisas, o movimento chamado de Neorrealismo. Foi um movimento que revolucionou o cinema nos anos 1940, buscando a veracidade como cerne estético. Não é desta linhagem que eu venho, embora eu a respeite muito. Estudei nos EUA e me formei no mundo. Referências deste ou daquele cineasta são úteis só até o momento em que você liga a câmera pela primeira vez: dali pra diante só tem você. E esse “eu lírico”, que eu sou com a câmera, é alguém que tenta entender o que existe de verdadeiro e de falso por trás de cada gesto e de cada palavra que registro. O que me deixa compreender isso: o ambiente à minha volta. Meus “protagonistas” são os lugares em que filmo. Em “Fogo no mar”, por exemplo, no qual falo sobre refugiados políticos, cada ação é determinada pela maneira como aquele local, com sua paisagem influencia na vida de seus habitantes. Inclua entre essas influências a tragédia externa.

Qual é o dispositivo narrativo que injeta poesia em um documentário?

Sutileza é um deles. A câmera tem que ver sem ser vista. A câmera deve fluir sem arroubos de estilo. Mas, acima de tudo, um documentário necessita de uma relação de confiança entre o realizador e o documentado. Sem confiar, ninguém se revela nem se desvela diante da câmera. E a câmera documental existe para desvelar aquilo que se olha, mas não se vê na inteireza.

Rodrigo Fonseca*

Especial para o JB

*Roteirista e crítico de cinema.