ASSINE
search button

Filme sobre antecessor de Mickey Mouse é encontrado no Japão

Compartilhar

A poucos dias do aniversário de 90 anos do Mickey Mouse, um curta-metragem sobre seu "antecessor", o coelho Oswald, foi descoberto no Japão. O raro desenho animado 'Neck'n'Neck', de 1928, foi comprado pelo historiador japonês Yasushi Watanabe, de 84 anos, na cidade de Osaka, pelo valor de 500 yens. Na ocasião, ele, que nunca soube o valor histórico da produção, era adolescente.


"Como fui fã de Disney durante muitos anos, estou feliz de ter desempenhado um papel nessa descoberta", disse Watanabe ao jornal japonês Asahi, que publicou a notícia na última quarta-feira (14).
A descoberta só aconteceu depois que o historiador leu no livro "Oswald the Lucky Rabbit: The Search for the Lost Disney Cartoons", de Dave Bossert, publicado em 2017, que sete dos 26 curtas de Oswald estavam desaparecidos.


O filme adquirido por Watanabe, 'Mickey Manga Aranha', tem uma duração aproximada de cinco minutos, na versão original, e de dois minutos para exibição em pequenos projetores caseiros da época. A versão curta apresenta Oswald, uma figura de longas orelhas, com um pequeno nariz redondo, preto. Na animação, um policial canino de motocicleta persegue ele e a sua namorada, Ortensia, durante um encontro em um automóvel.

O personagem foi criado por Walt Disney em 1927, antes de Mickey, mas os direitos do desenho eram do produtor Charles Mintz. Para substituir o coelho, ele criou então o rato, que teve seu filme, 'Steamboat Willie', exibido pela primeira vez em 18 de novembro de 1928.