ASSINE
search button

Sueño Florianópolis, filme ambientado nos anos 1990, reúne elenco argentino e brasileiro

Bruno Kaiuca -
A diretora Ana Katz durante o Festival do Rio, onde seu longa "Sueño Florianópolis", que tem os brasileiros Marco Ricca e Andrea Beltrão no elenco, foi exibido
Compartilhar

Um misto de lembranças de infância e de uma época de forte economia do país, “Sueño Florianópolis”, da diretora Ana Katz, é uma coprodução Brasil-Argentina ambientado nos anos 1990. Na história, um casal e seus dois filhos partem para uma viagem de férias pelas praias de Santa Catarina. “A ideia era retratar um período particular para os argentinos, quando se viajava muito pois o câmbio era favorável, com nossa moeda quatro vezes mais forte que a brasileira. Além disso, vieram à lembrança as viagens que eu fazia em família”, explica a diretora argentina em entrevista ao JORNAL DO BRASIL durante o Festival do Rio, onde seu filme foi exibido.

Ana, que também é atriz, lembra que quando começou a escrever o roteiro com a irmã, Dilma Houssef e Cristina Kirchner estavam no governo. “Agora estamos com situações parecidas”, compara, lamentando a situação político-social do Brasil e da Argentina.

Macaque in the trees
A diretora Ana Katz durante o Festival do Rio, onde seu longa "Sueño Florianópolis", que tem os brasileiros Marco Ricca e Andrea Beltrão no elenco, foi exibido (Foto: Bruno Kaiuca)

Como a história unia os dois países, a coprodução foi um caminho natural e, com isso, o elenco tem atores de lá, como Gustavo Garzón e Mercedes Morán, e de cá, como Marco Ricca e Andrea Beltrão. “Eu quis o Marco como protagonista desde o início. Eu vi sua atuação no longa ‘A via láctea’ e percebi que era um ator com sensibilidade cinematográfica incrível. Quando mostrei o projeto, ele se entusiasmou e logo aceitou o papel”, explica. Já Andrea ela não conhecia - e se encantou: “Em cena ela se agiganta, tem uma potência impressionante”.

Na história, os psicólogos Pedro e Lucrécia, que estão separados mas, ao mesmo tempo, tentam achar um caminho para reatar o casamento, vão com os filhos adolescentes para Florianópolis. “A cidade foi escolhida por ser uma memória pessoal e também para retratar uma família de classe média baixa, que acabava indo para lá porque era um local mais próximo, possível ir de carro”, justifica.

Na estrada, eles encontram Marco (Marco Ricca), que ajuda com o carro enguiçado e diz que tem casas para alugar caso se interessem. Na cidade, reencontram o brasileiro e acabam se envolvendo além do simples aluguel da casa. Lucrécia tem um caso com Marco e Pedro, com Larissa (Andrea Beltrão), ex de Marco. “O ‘sueño’, no caso, é o desejo de ter uma vida distinta da que eles vivem, nem que seja por um curto período. E as férias cumprem muito bem essa função. É como se, por um tempo, tudo se transformasse em ‘Alice no país das maravilhas’”, explica Ana.