ASSINE
search button

Ensaio sobre a bondade vale Palma de Ouro

Compartilhar

Depois de uma consagradora passagem pela Mostra de São Paulo, o ganhador da Palma de Ouro de 2018 – o misto de comédia e melodrama “Assunto de família” (“Shoplifters”) – enfim chega em solo carioca, via Festival do Rio, onde estreia hoje, às 19h10, no Estação NET Botafogo. É hora de o Rio conferir o que levou o júri cannoise, presidido por Cate Blanchett, a premiar o prolífico diretor japonês Hirokazu Koreeda, hoje com 56 anos, e dono de uma obra pautada pela observação de conflitos afetivos do cotidiano. “Pais e filhos” (2013) e “Ninguém pode saber” (2004) servem como cartões de visita para sua estética pautada pela delicadeza.

“Comecei a carreira filmando quadros documentais para programas de variedades da TV cujo foco era registrar a rotina de pessoas simples. Isso me deu o caminho para construir um tipo de cinema que se preocupa com angústias aparentemente banais, mas vistas em situações de conflito, onde a honra e a educação formal são questionadas”, disse Koreeda ao JORNAL DO BRASIL em Cannes.

Seu novo longa-metragem (ele filma dois por ano) encantou Mrs. Blanchett e toda a Croisette ao mostrar as transformações que uma garotinha causa no curso de picaretagens armada por um clã especializado em pequenos furtos. O patriarca, Osamu (o ótimo Lily Franky) encontra a menina abandonada na rua, passando frio, e decide adotá-la, treinando-a para furtar. Mas um segredo ligado ao passado da criança vai afetar a todos neste conto moral que discute novos arranjos familiares.

“Qual é o sentido de bondade nos dias de hoje? Será que ser bom é ser caridoso? Esta questão move este filme, que me permitiu levar uma grande alegria para o cinema do Japão, ao trazer visibilidade e prestígio para nossos atores, nossos técnicos”, disse Koreeda.

---

SESSÕES

Hoje, às 19h10, Estação NET Botafogo

Amanhã, às 19h10, Estação NET Gávea

Dia 10, às 18h40, Reserva Cultural

Dia 11, às 15h10, Estação NET Ipanema.