Jornal do Brasil

Cultura

Deneuve leiloará roupas desenhadas por Saint Laurent

Jornal do Brasil

A atriz francesa Catherine Deneuve, que acaba de completar 75 anos, leiloará suas roupas desenhadas pelo estilista Yves Saint Laurent, o rei da moda francesa com quem teve uma longa amizade.

O leilão será realizado no final de janeiro, em Paris, pela casa de leilões Christie's, anunciou nesta segunda-feira à AFP.

Casacos, vestidos, acessórios... Mais de 300 objetos únicos desenhados pelo rei da moda francesa, que faleceu em 2008, farão parte do catálogo do leilão, que será um verdadeiro acontecimento para o mundo da alta-costura e que coincidirá com a semana de moda de Paris.

Macaque in the trees
Catherine Deneuve e Yves Saint Laurent em 1987 (Foto: PIERRE GUILLAUD / AFP)

Cerca de 150 peças serão leiloadas nos salões da Christie's em Paris e uma segunda venda será organizada apenas pela internet.

"Hoje me separo da minha casa na Normandia onde guardava esse guarda-roupa, faço isso com melancolia. São criações de um homem com enorme talento que só desenhava para deixar as mulheres mais bonitas", escreveu Deneuve em mensagem publicada pela casa de leilões.

Saint Laurent vestiu a atriz francesa durante mais de 40 anos, em seus trabalhos e na vida real.

"Este leilão, que reunirá uma das atrizes francesas mais famosas e um dos estilistas mais ilustres, será um acontecimento", prevê François de Ricqlès, presidente da Christie's na França.

Entre as peças à venda, destaque para um vestido bordado com pérolas da coleção primavera-verão de 1969, avaliado em 5.000 euros, que Deneuve vestiu durante um encontro neste mesmo ano com Alfred Hitchcock.

As peças leiloadas serão expostas ao público de 19 a 24 de janeiro na sede da Christie's em Paris.

Jfg/rh/gv/eb/zm/mr



Recomendadas para você