ASSINE
search button

Exposição na Aliança Francesa resgata múltiplos olhares sobre a individualidade

Divulgação -
Trabalhos de Mayra Rodrigues
Compartilhar

Refletir sobre os mais variados aspectos do conceito de identidade é a proposta da exposição que reúne 25 obras de 17 artistas na Galeria Aliança Francesa de Botafogo. Os trabalhos integram a segunda edição do “Projeto Identidades”, que dá continuidade à mostra realizada há cinco anos. Sob a curadoria do artista plástico Osvaldo Carvalho, estão expostos trabalhos de Ana Paula Albé, Benoit Fournier, Eduardo Mariz & Osvaldo Carvalho, Fábio Carvalho, Gabriela Massote, Gian Shimada, Isabel Löfgren & Patricia Gouvêa, Marcelo Carrera, Mayra Rodrigues, Paulo Gil, Paulo Jorge Gonçalves, Raimundo Rodriguez, Rogério Reis, Vincent Catala e Vincent Rosenblatt. A entrada é franca.

Em cartaz até 26 de fevereiro, a mostra traz ao público imagens tratadas sob a ótica da diversidade de conceitos sobre identidade, quer seja no campo da sociologia, antropologia, filosofia ou mesmo da medicina legal. “Sem dúvida, identidade pode ser a construção legal, histórica ou sociológica do ser, mas também é a medida pela qual cogitamos nossa própria existência”, explica Carvalho.

O curador ressalta que as obras selecionadas afinam o espectro poético visual que marcou a edição anterior. “A forma como os indivíduos veem a si mesmos e são vistos ainda é recorrente. Ver o outro com sensibilidade cívica revela-se como necessidade, até como forma de resistir a discursos de ódio e intolerância sociais. O projeto mira nas camadas mais profundas do indivíduo, suas máscaras, as máscaras do outro”, provoca.

A identidade, de modo vulgar, é vista na forma de documentos que caracterizam uma determinada pessoa e a qualifica em origem, a um grupo social (como os passaportes), até os mais específicos, tais como localidade (RGs), trabalho (carteira de trabalho ou crachá funcional), escola (carteira de estudante) e clubes ou associações (carteira de sócio). Em Identidades, esse conceito é carregado de implicações investigativas que podem se desdobrar em outras áreas do conhecimento.

Os trabalhos expostos invocam eixos de linguagem como memória/afeto, história/resgate ou cultura/discurso. “Sem dúvida, identidade pode ser a construção legal, histórica ou sociológica do ser, mas também é a medida pela qual cogitamos nossa própria existência” define curador.

------

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO PROJETO IDENTIDADES – VÁRIOS ARTISTAS

Galeria Aliança Francesa Botafogo (Rua Muniz Barreto, 746 – Tel: 3299-2000)

Hoje a 26/2 – Seg. a sex., das 10h às 19h - Entrada franca