ASSINE
search button

O outro lado do esporte na tela

Produções esportivas brasileiras acumulam prêmios em festivais

Divulgação -
A produção americana "Trinufo" lança um olhar sobre os conflitos étnicos que extrapolaram para o esporte
Compartilhar

Nas atrações estrangeiras da programação do 3º CineEsport, vale conferir “A equipe do meu bairro” (2017), de Rafael de los Arcos, que retrata a realidade do U.C. Ceares, uma pequena equipe da cidade de Gijón, no Norte da Espanha, que resiste tentando avançar com o orçamento mais baixo do milionário futebol do país. Seu lema é “os últimos em dinheiro, primeiros no coração”. A organização do festival reservou para a sessão de encerramento e premiação o longa americano “Triunfo” (2017). Dirigido por Kreshnik Jonuzi, Luftar Von Rama e Charlie Askew, o documentário aborda as tensões étnicas entre Albânia e Sérvia cujos conflitos avançam também para o terreno esportivo.

Macaque in the trees
A produção americana "Trinufo" lança um olhar sobre os conflitos étnicos que extrapolaram para o esporte (Foto: Divulgação)

O clímax desta conturbada relação ocorreu em 2016 quando a Albânia classificou-se para a Euro 2016 e precisou enfrentar a seleção sérvia. Um drone sobrevoando o Estádio Partizan, em Belgrado, com uma bandeira albanesa deflagrou momentos de tensão em campo.

Realizado pela primeira vez durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, o CineEsporte enfrenta os desafios de manter a periodicidade anual do evento e se consolidar nos circuitos brasileiro e mundial de cinema esportivo. Hoje, o festival está associado à FICTS - Federation Internationale Cinema Television Sportifs, sediada em Milão, e que reúne 18 festivais de cinema esportivo. A presença de filmes brasileiros de futebol e esportes nos eventos com esta temática cresce a cada ano graças ao trabalho de intercâmbio estabelecido pelo CineEsporte e Cinefoot.

“Estar presente na seleção destes festivais já representa um grande passo no sentido da difusão da cultura audiovisual brasileira pelo mundo e na carreira dos filmes em si. No entanto, alguns filmes foram além e acabaram premiados”, comenta Leal, citando os êxitos de “Geraldinos”, de Pedro Asbeg e Renato Martins, no Festival FICTS Milão; “Futebol é pai”, de Lina Chamie, no Festival de Cinema Esportivo de Kazan (Rússia) e Festival FICTS Milão; “Copa Vidigal”, de Luciano Vidigal, Festival FICTS Milão; “Democracia em preto e branco”, de Pedro Asbeg, no Festival Offside (Barcelona), Festival Thinking Football (Bilbao), Festival de Cinema Esportivo de Buenos Aires; “Tostão, a fera de ouro”, de Paulo Laender e Ricardo Gomes Leite, no Festival FICTS Milão; Memórias do chumbo, o futebol nos tempos do condor”, de Lúcio de Castro, no Festival FICTS Milão; Três no tri”, de Eduardo Souza Lima, no Festival FICTS Milão; “A copa dos refugiados”, de Luciano Pérez, no Festival FICTS Milão; “Bahêa, a minha vida”, de Marcio Cavalcante, no Festival de Cinema Esportivo da China; “Quando a se sonha tão grande a realidade aprende”, de Lobo Mauro, no Festival FICTS Milão; “Miller & Fried”, de Luiz Ferraz, no Festival FICTS Milão, e “Pelada, futebol na favela”, de Alex Miranda, no Festival FICTS Milão.

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA/MÉDIA-METRAGEM

“Blackbull – De costa a costa”, Brasil (Dir. Gabriel Rodrigues), amanhã, às 19h (CCBB), e 26/10, às 19h (CCJF)

“Judô, o caminho da vida”, Brasil (Dir. J.J. Soares e J.C Soares), 25/10, às 17h (CCBB)

“Domingo de regata”, Brasil (Dir. Eric Menezes), 25/10, às 19h (CCBB)

“1932 - A medalha esquecida”, Brasil (Dir. Ernesto Rodrigues), 27/10, às 17h (CCBB)

“Canoagem, águas velozes”, Brasil (Dir. J.J. Soares e J.C Soares), hoje, às 19h (CCJF) e 27/10, às 19h (CCBB)

“A equipe do meu bairro”, Espanha (Dir. Rafael de los Arcos), 28/10, às 14h (CCBB) e 15h (CCJF)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA-METRAGEM

“Craque”, Espanha (Dir. Julián Candón), amanhã, às 19h (CCBB) e 27/10, às 18h (CCJF)

“Louise”, Brasil (Dir. Amanda Gomes, Andressa Fernandes e Nathanael Cruz), 25/10, às 17h (CCBB)

“De outra forma invencível”, Itália (Dir Donatella Cervi), 25/10, às 19h (CCBB) e 28/10, às 15h (CCJF)

“Meninas”, Brasil (Dir. Carla Gallo), 27/10, às 17h (CCBB)

“Procura-se Irenice” (Dir. Marco Escrivão, Thiago B. Mendonça), 27/10, às 19h (CCBB) e e 26/10, às 19h (CCJF)

“Um Bayern diferente”, Alemanha (Dir. Matthias Koßmehl), 28/10, às 14h (CCBB)

Serviço

3º CINEESPORTE Centro Cultural Banco do Brasil (R. Primeiro de Março, 66 – Centro; Tel.: 3808-2020)

25 a 29/10 – qui. a seg. Entrada franca (sujeita à lotação da sala).

Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro; Tel.: 3261-2550)

25 a 28/10 – qui. a dom. Entrada franca (sujeita à lotação da sala).

Tags:

cultura | Esporte | tela