ASSINE
search button

SPFW: Heranças e meio ambiente nas propostas para 2019

Ines Rozario -
Franjas e o chapéu stetson definem a referência western vista no calçadão do Centro de São Paulo, no desfile da Lilly Sarti. Tons brancos e formas lembram os anos 1980
Compartilhar

SÃO PAULO - A semana de desfiles paulistanos se divide entre um ícone e tradições. Até sexta-feira, dia 26, as coleções de 31 marcas serão vistas no Farol Santander, prédio que é um dos símbolos da cidade e a Arca, galpão de uma antiga fábrica na Vila Leopoldina, bairro industrial.

No domingo, a Lilly Sarti abriu a agenda, no calçadão em frente ao prédio do Santander. A noite fria foi aquecida pela visão de looks quentinhos, como os casacos peludos (pele fake), os abrigos de couro com franjas longas, as jaquetas de couro com bordados e os acessórios como botas de cobra e os chapéus stetson. Foi fácil decifrar as referências da Lilly Sarti: uma mistura de western com a herança de bom gosto do estilo da mãe, nos anos 1980. Além dos modelos, que também confirmaram a continuação das animal prints em longos de seda, o destaque ficou por conta do elenco, que incluiu tops famosas como Shirley Mallmann, Carol Ribeiro, Carol Trentini e Isabeli Fontana.

A Osklen mostrou ser possível reduzir os danos provocados pela indústria do vestuário. A coleção Asap Ocean é um manifesto em defesa de mares e oceanos, definido pelo trabalho de Oskar Metsahvat através do Instituto - E e das parcerias com a Casa do Cacete, de Sergipe (estampas estilo azulejo inspiradas pelo mangue), as bordadeiras de Itaperuna (bolsas de macramê) e o grupo produtivo ArteSol (peças em palha de piaçava). Na prática, isto é, na moda, estas boas intenções se traduzem nos irresistíveis clássicos básicos da Osklen: bermudas, coqueirinhos localizados em camisas, blusões de capuz e os cobiçados tênis da marca, agora em modelo botinha.

Patricia Viera continua deslocada neste tipo de evento. Seu trabalho teria lugar de honra em uma semana de Alta Costura, tal a originalidade e técnica de transformar camurças, couros de cabra e tules em peças confeccionadas uma a uma. Porque há malha metálica feita de quadradinhos de couro dourado, flores e insetos cortados a laser, jaquetas recortadas com partes metalizadas e até um couro montado em lâminas douradas para um efeito de lurex. Celebrando 20 anos de marca, “depois do precioso aprendizado com o Mauro (Taubam, da Company)” como declara, Patrícia conta com Alexandre Matos, mestre em alfaiataria para completar a coleção. Que a cada temporada merece mais ser integrada na Alta Costura ou Leather Couture, como definiu Alexandre.