ASSINE
search button

Feriado repleto de atrações para o Dia das Crianças

Divulgação -
Eventos ao ar livre, da Zona Norte à Zona Sul, peças de teatro, shows e exposições estão entre as várias atrações em comemoração ao Dia das Crianças
Compartilhar

O Dia das Crianças começa cedinho, às 9h, no Aterro do Flamengo, com a Ação de Amor ao Cristo Redentor. A celebração dos 87 anos do Cristo Redentor, dedicada aos pequenos, terá jogos gigantes, badminton, oficina de grafite, bola mania, oficina de cavalete, pintura de rosto, contação de histórias, oficina de material reciclável, brincadeiras antigas, teatro vivencial educativo, aula de zumba, alongamento e tai chi chuan. Entre as atrações musicais, estão a cantora Iza e a Orquestra Maré do Amanhã.

Também a partir das 9h, a Casa 38, no Humaitá, abre as portas para atividades voltadas a crianças de todas as idades. O lema é mergulhar nas brincadeiras tradicionais: pião de corda e pipa, jogo de amarelinha e cantigas de roda. Para os bebês haverá Piquenique Sensorial, onde podem vivenciar experiências por meio de cores, toques, texturas, sabores, canções e movimentos. Fechada há quatro meses, a Arena Madureira abre especialmente para o Dia das Crianças - a programação regular será retomada em dezembro. Das 10h às 15h, haverá recreação com pula-pula, piscina de bolas, pipas e distribuição de algodão doce, pipoca e livros.

Macaque in the trees
Eventos ao ar livre, da Zona Norte à Zona Sul, peças de teatro, shows e exposições estão entre as várias atrações em comemoração ao Dia das Crianças (Foto: Divulgação)

A ONG Conexão do Bem, formada pelos atores Felipe Haiut, Laura Araújo, Marianna Pastori, Nina Reis e Pedro Nego, vai fazer um cortejo às 11h no Oi Futuro Flamengo. No mesmo dia , às 14h30, terá uma festa no Imperator, no Méier. Durante o cortejo, os atores cantam, tocam clássicos infantis, dançam, interpretam e interagem com as crianças de uma forma lúdica e divertida.

O Theatro Municipal também participa das homenagens, com um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, regida por Jésus Figueiredo. No repertório selecionado para a criançada, estão “O Carnaval dos animais”, de Camille Saint-Saëns, e “Pedro e o lobo”, de Sergei Prokofiev. Com narração do ator Jonas Hammar, o espetáculo começa às 11h e tem ingressos populares. Já a ópera “Maroquinhas Fru-Fru” tem récita às 16h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, no Passeio. Com elenco formado por cantores do Brasil Ensemble da UFRJ e Orquestra de Câmara composta por estudantes da Escola, a ópera de Maria Clara Machado e música de Ernst Mahle tem direção geral de Maria José Chevitarese.

Macaque in the trees
O AquaRio apresenta a exposição "Gigantes da Era do Gelo", com réplicas de animais, como a de um mamute (Foto: Divulgação)

O Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL) completa 16 anos com 13 atrações internacionais e nacionais até o dia 21. O Teatro Riachuelo recebe o espetáculo de abertura hoje, às 17h e amanhã, às 19h. É o francês “Santa Madera”, com dois artistas circenses que usam a “Roda Cyr”, um objeto circular que cria movimentos quase impossíveis. No domingo, será a vez do “Exceções à gravidade”, com Avner Eisenberg, um dos maiores palhaços dos EUA. O festival também ocupa o Espaço Cultural Sérgio Porto, a partir de amanhã com “Meninas e seda”, às 16h30 e 19h30, que critica as obsessões estéticas impostas às meninas desde a primeira infância.

O grupo Violúsico apresenta, às 15h, o show “Rock for babies” no Teatro Bradesco, na Barra. A apresentação, voltada para crianças e bebês, é interativa: cada música é acompanhada de manipulações de objetos cênicos e brincadeiras de que as crianças podem participar de seus lugares ou no palco. Também na Barra, o Américas Shopping vai oferecer várias atividades infantis na praça de eventos. Das 15h às 16h, tem oficina de brincadeiras; das 16h às 17h, show “Brincantar”, com cirandas e brincadeiras; e das 17h às 18h, o espetáculo “Brincando de Brincar”.

Macaque in the trees
"Viagem ao mundo no centro da Terra", na Caixa Cultural (Foto: Divulgação)

A partir de amanhã, o AquaRio apresenta a exposição temporária “Gigantes da Era do Gelo”, que fica em cartaz até 20 de dezembro. São dez espécies de mamíferos e uma de ave do período Quaternário. A cenografia realista, com reconstruções baseadas em estudos de Paleontologia, traz criaturas como o mamute, tigre dentes de sabre, castor gigante, gliptodonte e a preguiça gigante.

O Clube Náutico na Marina da Glória sedia amanhã, às 14h, a Matinê Holi Kids Brasil. O evento, voltado para criança de 5 a 12 anos, é uma versão do festival indiano, onde os participantes se pintam e lançam pós coloridos ao ar, chamados Gulal. A festa terá o DJ Juca JC, explosão de tinta colorida em pó e momento pipoca liberada.

O projeto Amigos da Pracinha promove, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), em São Cristóvão, atividades que começam às 10h de amanhã, com o tradicional Sebinho de troca de livros, a Oficina de Jogos da Curió, com os jogos Macacos Me Mordam e Quero-Quero, para a família brincar e interagir. No encerramento, a contadora de histórias Juliana Franklin apresenta um repertório de narrativas fantásticas que ligam céu e Terra.

Para quem preferir levar as crianças à praia, pode aproveitar e assistir ao teatro de bonecos do projeto “Gentilezinha na orla das maravilhas”, que ensina lições de amor, de respeito ao próximo e de conservação do meio ambiente. As apresentações acontecem às 10h30 e 16h em quiosques da Barra, Recreio, Copacabana e Ipanema.

Entre os musicais, há “Para conhecer os Beatles”, com texto e direção de Mareliz Rodrigues, baseado em músicas da banda de Liverpool em cartaz Teatro dos Grandes Atores, na Barra; os personagens da Peppa Pig no espetáculo “Brincando de ser grande” no Vivo Rio apenas hoje, às 15h; as apresentações especiais de “Tropicalinha” de hoje a domingo, às 11h, no Morro da Urca; e sessão extra de “O choro de Pixinguinha” hoje, às 16h, no Oi Futuro Flamengo. Tem também a estreia, às 16h, de “Lololendi”, com texto, música e atuação de Heloísa Perissé. A peça faz temporada de apenas duas semanas no Imperator/Centro Cultural João Nogueira, no Méier.

Programação completa

Divulgação - O AquaRio apresenta a exposição "Gigantes da Era do Gelo", com réplicas de animais, como a de um mamute
Divulgação - "Viagem ao mundo no centro da Terra", na Caixa Cultural