ASSINE
search button

Eleições no rock'n'roll

Radiohead, Kratwerk e Rage Against he Machine estão entre 15 concorrentes à Calçada da Fama

reprodução -
The Zombies na Invasão Britânica dos anos 1960
Compartilhar

Com 15 nomes, de gêneros que vão do rap ao hard rock, do eletrônico ao pré-punk, o Rock’n’Roll Hall of Fame anunciou ontem a lista de indicados para 2019. Os cinco mais bem votados passarão a integrar a Calçada da Fama do Rock. Criada em 1983 nos moldes do Hall da Fama da Hollywood, ela fica em Cleveland, em Ohio (EUA), e passou a homenagear músicos do rock e suas variações ou estilos adjacentes três anos depois. A primeira lista de agraciados se baseou em artistas seminais, como Elvis Presley (1935-1977), Chuck Berry (1926-2017) e Ray Charles (1930-2004). Rolling Stones, Cream e The Clash foram alguns dos outros que já esculpiram suas pegadas no cimento da calçada.

Macaque in the trees
The Zombies na Invasão Britânica dos anos 1960 (Foto: reprodução)

Mais antigos candidatos nesta eleição, os ingleses do The Zombies fizeram seu primeiro ensaio em 1961 e concorrem pela quarta vez nos últimos cinco anos. Dos cinco integrantes originais, sobraram dois: o cantor Colin Blunstone e o organista Rod Argent, principal compositor – o baixista Jim Rodford morreu em janeiro passado. Autor do maior sucesso da banda, “Time of the season”, Argent já pediu o voto dos fãs em vídeo divulgado pelas redes sociais.

A lista inclui outros veteranos, como a cantora Stevie Nicks (mais conhecida por seu trabalho com o Fleetwood Mac), o multi-instrumentista Todd Rundgren, e bandas dos anos 1960 e 1970, como o eletrônico Kraftwerk, o protopunk MC5 e o glam Roxy Music – que revelou o cantor Bryan Ferry. Do final dos anos 1970 para os 1980, concorrem o new wave Devo, o hard rock do Def Leppard e o gótico/pop/pós-punk The Cure, todos bastante influentes sobre gerações posteriores.

Da geração 1990, concorrem Rage Against The Machine e o Radiohead – que até já excursionou pelo Brasil com o agora concorrente Kraftwerk.

Em estilos correlatos, brigam pela Calçada da Fama o veterano do folk John Prine, o rapper LL Cool J e, do funk/R’n’B, a cantora Janet Jackson e o grupo Rufus and Chaka Khan – ela, também artista solo.

Quem quiser ajudar um artista de que seja fã pode se cadastrar no site https://www.rockhall.com/fanvote e votar uma vez por dia até 9 de dezembro. Embora o Rock’n’Roll Hall of Fame fique em Cleveland, a cerimônia com os vencedores, em 29 de março de 2019, será no Barclays Center, no Brooklyn, em Nova York.