Jornal do Brasil

Cultura

Clássicos com jeitão de luau das antigas

Jornal do Brasil AFFONSO NUNES, affonso.nunes@jb.com.br

Podia ser lá em Mauá ou num típico lual praiano, mas a sonzeira tem dia e hora marcadas para hoje, às 19h, no palco do Teatro Ipanema. Liderada pelo cantor e ator Evandro Mesquita, The Fabulous Tropical Acoustic Band, ou The Fabulous TAB ou mesmo The Fab TAB, apresenta versões acústicas para músicas dos anos 1970 que inspiraram gerações de músicos em todo o mundo. “Esse projeto é uma reunião de amigos unidos pelo prazer de tocar canções que sempre fizeram a nossa cabeça. Remete a encontros mágicos, nossas antigas fogueiras nas areias de Saquarema ou em Friburgo”, explica o fundador da Blitz.
A Fab TAB tem tem como integrantes nomes clássicos da música brasileira. Além de Evandro que se reveza entre os vocais, gaita e ukulelê, a banda é formada por Arnaldo Brandão (contrabaixo e vocais), Dadi (violão e guitarra), Billy Forghieri (teclados e vocais); Rogério Meanda (violão), Ralph Canetti (violão, gita e vocal), Mafram do Maracanã (percussão) e Alexandre Griva (bateria).

Macaque in the trees
Em clima de jam session, a The Fabulous TAB relembra canções dos anos 1970 que fizeram a cabeça dos músicos (Foto: Divulgação)

No repertório, versões acústicas e arranjos personalizados para canções de Pink Floyd, Bob Dylan, Rolling Stones, Bob Marley, The Who, Led Zeppelin, Hendrix, Ray Charles, JJ Cale, Otis Redding entre outros.
E esta viagem no tempo funciona no melhor estilo das jam sessions. Perguntado sobre quem assinava os arranjos do show, Evandro resume o espírito da coisa. “É tudo criação coletiva. Alguém tinha uma ideia e dá a partida. Depois cada um vai contribuindo”, conta o artista.
O espetáculo faz parte parte da programação especial de aniversário de 50 anos do Teatro Ipanema do qual Evandro tem boas recordações. “O Rubens Corrêa e o Ivan de Albuquerque são grandes mestres e sempre foram referência para mim”, lembra, referindo-se aos idealizadores do espaço. onde ele, o então jovem ator viria a se destacar com o musical “Hoje é dia de rock”, de 1973,e com a companhia teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone.“Era uma época em que a gente se achava invencível e invisível”, brinca, referindo-se à censura durante os anos de ditadura militar.

SERVIÇO:

EVANDRO MESQUITA & THE FABULOUS TAB
Teatro Ipanema (R. Prudente de Morais, 824 - Ipanema; Tel: 2267-3750 e 3518-5220). Hoje, às 19h. Ingressos a R$ 60 e R$ 30



Recomendadas para você