Ziraldo é internado em estado grave após sofrer AVC

Aos 85 anos, o cartunista Ziraldo foi internado em estado grave na tarde desta quarta-feira (26) após sofrer um AVC hemorrágico. Ele está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. 

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital. 

Veja a nota na íntegra: 

"O Hospital Pró-Cardíaco informa que o cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto deu entrada na instituição no início da tarde desta quarta-feira (26/9), com quadro de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. O paciente encontra-se internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade e seu estado de saúde é grave. Hospital Pró-Cardíaco". 

No ano de 2013,  o cartunista já tinha sofrido um infarto leve em Frankfurt, na Alemanha, e foi submetido a um cateterismo  e posteriormente ao procedimento, na época, internado novamente para exames após passar mal.

Macaque in the trees
Ziraldo (Foto: Divulgação)

Carreira

Cartunista, chargista, escritor, colunista e jornalista, Ziraldo é criador do Menino Maluquinho, personagem do livro com mais de três milhões de exemplares vendidos, em 116 edições, desde 1980.

É um dos criadores do jornal O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar, e chegou a ser preso político, um dia após a promulgação do AI-5.

Atualmente, o jornalista ocupa o cargo de Diretor de Arte do Jornal do Brasil, relançado na versão impressa no dia 25 de fevereiro deste ano.