Jornal do Brasil

Cultura

#Dicas Discos

Jornal do Brasil

“Os Bossa Nova”

Lançado originalmente em 2008 (marcando os 50 anos da bossa nova), o disco que reuniu pela primeira vez João Donato, Roberto Menescal, Marcos Valle e Carlos Lyra ganha relançamento. O quarteto de veteranos preparou duas faixas novas para engordar a nova versão: “Último aviso” (Donato & Valle) e “Sambeando” (Menescal & Lyra). As novas canções se encaixam sem necessidade de ajustes à seleção original, que captura clássicos de cada um dos compositores (“Vagamente”, “Até quem sabe”, “Entardecendo”) e surpresas como “Teresa da praia” (Jobim & B.Blanco).

Macaque in the trees
"Os Bossa Nova" (Foto: Reprodução)

“Dom”

Notoriamente zeloso com suas canções, Roberto Carlos não costuma autorizar a produção de tributos e projetos baseados em sua obra. O saxofonista Zé Canuto conseguiu a rara bênção do Rei para este álbum, que traz dez composições de Roberto & Erasmo. O resultado é um agradável disco de smooth jazz, no qual o sax de Canuto flutua suavemente sobre o acompanhamento de craques como o pianista Cristovão Bastos, o guitarrista João Gaspar e o violonista João Lyra. No repertório, há do romantismo de “Na paz do seu sorriso” ao suingue de “Todos estão surdos”.

“A festa”

Milton Nascimento, há tempos sem apresentar um disco de inéditas, acaba de lançar em streming o EP onde apenas sua voz e o violão de Wilson Lopes dão forma a seis releituras. A que dá título ao disco, gravada por Maria Rita em 2003, é a novidade em sua voz. Há três parcerias com Fernando Brant: “Canção da América” (1980), “Beco do Mota” (1969) e “Maria Maria” (1976), a última com clipe com participação de Simone Mazzer, Zezé Motta, Camila Pitanga e outras. A folclórica “Cuitelinho” (1983) e “O cio da Terra” (1976), parceria com Chico Buarque foram as outras escolhidas para o EP.

Macaque in the trees
"A Festa" (Foto: Reprodução)



Recomendadas para você