ASSINE
search button

Gravuras em metal no Leblon

Divulgação -
Mostra reúne oito anos de Rodrigo Andrade
Compartilhar

Um dos grandes pintores da geração neoexpressionista dos anos 1980, integrante do histórico grupo Casa 7, Rodrigo Andrade faz uma exposição de gravuras na Mul.ti.plo Espaço Arte, no Leblon.

Em “Rodrigo Andrade – Gravuras 2010 -2018”, o artista apresenta dois eixos principais: as paisagens e as figuras abstratas. As gravuras, em metal, são produzidas com as técnicas de água forte, água tinta, ponta seca e morsura aberta.

Macaque in the trees
Mostra reúne oito anos de Rodrigo Andrade (Foto: Divulgação)

Rodrigo iniciou sua carreira com 15 anos de produção de gravuras em metal. Na época, participou de uma coletiva, que acabou sendo a única de gravuras até a atualidade. O retorno a elas começou em 2010, quando fez residência artística na Fundação Iberê Camargo e voltou a se entusiasmar com a técnica. “Espere por intensidade e por uma grande variação de caminhos trilhados nesses 25 trabalhos”, avisa ao visitante.

Depois de mais de 20 anos sem expor no Rio, Rodrigo apresenta muita cor, diferentemente de seus trabalhos anteriores. “Essa série, produzida principalmente com a técnica da morsura aberta, em que se produz rapidamente o relevo da tinta que exploro nas minhas pinturas, surgiu de uma curtição minha com desenhos de arabescos.

As figuras, a princípio abstratas, pelas suas formas orgânicas, começaram a se assemelhar com coisas, animais: peixe, morcego, partes do corpo humano. Por isso estou chamando de “Criaturas decorativas”, explica o artista, que acaba de fazer uma retrospectiva de sua obra na Pinacoteca de São Paulo, com a exposição “Rodrigo Andrade: Pintura e matéria (1983-2014)”. 

-------------

SERVIÇO

RODRIGO ANDRADE – Criaturas decorativas e outras gravuras. Mul.ti.plo Espaço Arte (R. Dias Ferreira 417/206 – Leblon; Tel.: 2259-1952). Seg. a sex., das 10h às 18h30. Sáb., das 10h às 14h. Até 27/10.