Jornal do Brasil

Cultura

Véronique de Viguerie ganha o Visa dOr News

Jornal do Brasil

PERPIGNAN (França) - A fotógrafa francesa Véronique de Viguerie recebeu no sábado o prêmio Visa d’Or News, do prestigiado Festival Internacional de Fotojornalismo “Visa pour l’image” de Perpignan (Sul da França), por sua cobertura da guerra no Iêmen. Trata-se da primeira mulher a ganhar o prêmio Visa d’Or Paris Match News em 20 anos e a quinta desde a primeira edição, em 1989, deste festival, considerado o mais importante de fotojornalismo no mundo.

As mulheres que já receberam o prêmio foram as francesas Nadia Benchallal, em 1994, e Alexandra Boulat, em 1998, a americana Carol Guzy, em 1995, e a sul-coreana Yunghi Kim, em 1997.

Os outros finalistas eram Khalil Hamra, da Associated Press, que apresentou o trabalho “Por que Gaza?”, o italiano Emanuelle Satolli, do Times, também finalista em 2017 na mesma categoria, com “Gaza Border Killings”, e o italiano Daniele Volpe que apresentou “Guatemala, o vulcão de fogo”. Véronique de Viguerie, de 40 anos, que se declara “fotojornalista de guerra, mãe de dois meninos, loura mas não estúpida”, trabalhou no Afeganistão durante três anos.

Macaque in the trees
Véronique de Viguerie documentou a guerra no Iêmen (Foto: Picture by Veronique de Viguerie/Reportage by Getty Images)



Recomendadas para você