Jornal do Brasil

Cultura

Orquestra Petrobras Sinfônica vai de Disparada ao Xote das meninas com Lucy Alves

Jornal do Brasil JORNAL DO BRASIL

Em mais um cruzamento da música erudita com o cancioneiro popular brasileiro, a Orquestra Petrobras Sinfônica convida a cantora e multi-instrumentista Lucy Alves para um concerto hoje, às 20h, no Vivo Rio, baseado em baiões, toadas e gêneros correlatos com ênfase no Nordeste, sob regência do maestro e diretor artístico Isaac Karabtchevsky.
O encontro faz parte da série “Convidados”, que, no ano passado uniu a orquestra ao cantor e compositor e ex-baixista dos Titãs Nando Reis.
A convidada de hoje tornou-se conhecida no país em 2013, ao participar da segunda temporada do programa “The Voice Brasil”, na Rede Globo, do qual foi uma das finalistas. Em seguida, gravou seu primeiro álbum solo e estreou como atriz na novela “Velho Chico”, também na Globo.
Nascida em João Pessoa, em 1986, Lucyane Pereira Alves começou na vida artística aos quatro anos de idade pelo Projeto Formiguinhas e, depois, como violinista na Orquestra Infantil da Paraíba e da Camerata Izabel Burity. Posteriormente, foi solista das orquestras sinfônicas da Paraíba e do Recife e da Orquestra da Câmara de João Pessoa. Também tocou violino no Conservatório Musical da Universidade Federal da Paraíba, pela qual se graduou em música.

Macaque in the trees
Isaac Karabtchevsky rege a orquestra, que convida Lucy Alves para o concerto desta noite, no palco do Vivo Rio (Foto: Divulgação)

Em sua carreira na música popular, lançou oito álbuns, desde 2002, pelo grupo nordestino Clã Brasil, e costuma tocar acordeom, além de cantar.
O repertório de hoje inclui músicas consagradas como “O xote das meninas” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), “Disparada” (Théo de Barros/Geraldo Vandré), popularizada na voz de Jair Rodrigues; “Festa do interior” (Abel Silva/Moraes Moreira), conhecida também na voz de Gal Costa; e “Ai que saudade d’ocê” (Vital Farias), regravada por Geraldo Azevedo, Fagner, Zeca Baleiro e outros.

SERVIÇO

ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA E LUCY ALVES
VIVO RIO (Av.Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, altura do Castelo. Tel.: 2272-2901. Hoje, às 20h. Ingressos de R$ 40 a R$ 120 (detalhes no site www.vivorio.com.br).



Recomendadas para você