ASSINE
search button

Festival A. Nota começa hoje no Teatro Ipanema com shows inéditos ou pouco conhecidos

Divulgação -
Negro Léo
Compartilhar

Ele já mudou de nome várias vezes, de local, mas nunca a essência de manter viva a cena da música independente. É o Festival A. Nota, que começa hoje, às 21h, no Teatro Ipanema, e segue por todas as terças, até janeiro, com uma série de shows que promove encontros entre artistas de diferentes estilos. “Quando começamos, em 2010, era o ‘Oi Novo Som’, uma parceria com a empresa que queria, além da plataforma e da gravadora, levar shows para o palco do Oi Futuro Ipanema, onde ficou por dois anos.

Macaque in the trees
Negro Léo (Foto: Divulgação)

Quando veio aquela leva de fechamento de casas noturnas na cidade, propus um projeto para dar continuidade aos shows com artistas de destaque na web. Foram mais dois anos, seguidos por outros dois onde o foco era o lançamento de novos discos”, conta Thiago Vedova, curador, produtor e idealizador do projeto.

Seguindo a “tradição” de mudar de proposta a cada dois anos, o A. Nota promove encontros desde 2017, quando começou a ser realizado no Teatro Ipanema. “A ideia é explorar essa potencialidade de encontros que são, preferencialmente, inéditos no Rio ou que já aconteceram por aqui, não tiveram continuidade mas ainda têm um grande potencial de público. Como é o caso do ‘Crush’, com Matheus VK e Natascha Falcão, show que teve única apresentação no Blue Note”, explica Thiago.

Macaque in the trees
Natascha Falcão e Matheus VK (Foto: Divulgação)

A nova temporada do A. Nota abre hoje com o encontro entre os instrumentistas Negro Léo e Vitor Araújo. “Eles vão trabalhar com uma ideia de orquestração sinfônica, mas com misturas eletrônicas. O bacana é que o show deles marca a 100ª apresentação do festival”, destaca Thiago. As próximas atrações de setembro são Mombojó convida Clarice Falcão, que vai cantar seis músicas (dia 11), Selva Lírica, com Cláudia Castelo Branco, Ilessi, Thiago Thiago de Mello e Frederico Demarca (18) e Crush, com Matheus VK e Natascha Falcão (25). Em outubro acontecem os shows de 4 Por Cabeça (Ana Frango Elétrico, Arthus Fochi, Bia Ferreira, Matheus Torreão, Duda Brack e Rudah) (2), Siba e Arto Lindsay (9), Léo Cavalcanti e Tibério Azul (16), Thiago Amud, Luisa Brina, Pedro Carneiro e Sylvio Fraga (23) e Letrux e Mãeana (30).

Macaque in the trees
Vítor Araújo (Foto: Divulgação)

Além dos shows, esta edição traz uma novidade, que é a programação virtual paralela LabSonica Sessions. “Nós vamos abrir o edital daqui a alguns dias para selecionar dez artistas que formarão cinco duplas. A ideia é que sejam artistas multi-instrumentistas e que tenham uma veia de produtor musical. Os encontros serão construídos durante a residência artística que farão nas dependências do laboratório de inovação do Oi Futuro do Flamengo”, explica Thiago. As duplas ou grupos farão shows para um público reduzido e de convidados, mas todas as apresentações - uma por mês - serão transmitidas ao vivo pela internet.

Macaque in the trees
Selva Lírica (Foto: Divulgação)

----------

SERVIÇO

FESTIVAL A.NOTA - Teatro Ipanema (R. Prudente de Morais, 824 - Ipanema; Tel.: 2267-3750). Toda ter., às 21h. Hoje: Vitor Araújo e Negro Léo. R$ 20.

Divulgação - Natascha Falcão e Matheus VK
Divulgação - Vítor Araújo
Divulgação - Selva Lírica
Tags:

cultura