Jogo do Brasil: confira horários de funcionamento de serviços e comércio

A seleção brasileira de fubebol enfrenta nesta quarta-feira (27) a Sérvia no último jogo do Brasil pela primeira fase da Copa do Mundo. O jogo, que vai definir que equipes seguirão para as oitavas do mundial, começa às 15h e provoca mudanças nos horários de funcionamento de bancos e estabelecimentos comerciais. Confira o que abre e o que fecha em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.   

Rio de Janeiro

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), a dispensa dos funcionários do comércio para assistir aos jogos do Brasil será mera liberalidade, porque os dias de jogos da seleção não são considerados feriados.

A concessionária Metrô Rio montou um esquema especial para atender os usuários. Antes do jogo, das 9h às 14h, a concessionária vai antecipar o atendimento de horário de pico, com toda a frota, para facilitar o acesso dos torcedores aos seus destinos. Nos demais horários, a concessionária vai manter o esquema de funcionamento dos trens de dia útil.

>> Agências bancárias têm horário especial em dia de jogo do Brasil

Os bondinhos de Santa Teresa vão funcionar em esquema especial. O horário de funcionamento será das 8 às 13 horas. O mesmo ocorrerá com os trens da SuperVia, que terão horário normal até as 11 horas. Após esse horário, os trens dos ramais de Deodoro, Japaeri, Baelford Roxo e Santa Cruz vão funcionar com horários mais espaçados entre as partidas das composições.

As barcas que fazem a travessia da Baía de Guanabara entre a Praça XV e Niterói terão esquema especial. No trajeto entre Niterói e a Praça XV, no horário entre 15 e 17 horas, as barcas vão partir de uma em uma hora. E entre 17 horas e 23h30, as partidas ocorrerão a cada 30 minutos. O mesmo acontcerá nas barcas que sairão da Praça XV.

Já as barcas que fazem o percurso, no sentido contrário,  entre a estação de Charitas, em Niterói e a Praça XV, a grade de horários será normal até as 12 horas. Depois, a operação será retomada às 17h30, com intervalos de uma hora.

Os órgãos da prefeitura da cidade terão expediente das 8h às 13h, nesta quarta-feira e as escolas do município também funcionaram apenas no horário matutino.

Brasília

O expediente nos órgãos do governo do Distrito Federal (GDF) será encerrado às 13h. O horário especial será o mesmo dos órgãos do governo federal, que também manterá o funcionamento somente na parte da manhã.

Já o Tribunal de Justiça do DF terá expediente das 8h às 12h30. Os prazos judiciais iniciados ou encerrados amanhã ficam prorrogados para quinta-feira (28).

No comércio, conforme convenção coletiva acordada entre Sindicato dos Empregados do Comércio do DF (Sindicom) e o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), as lojas de shoppings e de rua vão ficar abertas até 14h30, dispensando seus empregados até 17h30. O funcionamento após este período será definido por cada estabelecimento.

O metrô de Brasília funcionará normalmente, em horário de pico, das 6 às 8h45, com 24 trens. No resto da manhã, 15 trens vão circular. No horário de almoço, das 12 às 14h30, serão 20 locomotivas e três reservas. Pela tarde, até 19h45, a operação terá 15 veículos em circulação, mas, a partir das 16h45, três ficarão disponíveis como reservas nos terminais.Já os ônibus vão circular normalmente pela manhã, com reforço no horário de pico, das 12h30 às 14h30. Após esse horário, o serviço será ofertado de acordo com a demanda.

São Paulo

Em São Paulo, o expediente do Poupatempo em todas as 72 unidades de atendimento nesta quarta-feira se encerrará às 12h, assim como as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Já as agências dos Correios ficarão abertas até as 14h.

Os hospitais, prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e AMA 24 horas funcionarão o dia todo sem interrupção.  As AMAs tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h e vão funcionar normalmente. As AMA/UBS Integradas também funcionarão normalmente, das 7h às 19h.

As AMAs Especialidades, UBS Integrais e as unidades da Rede Hora Certa, assim como os Ambulatórios de Especialidades (AE) e unidades básicas de Saúde (UBS) terão expediente suspenso a partir das 13h. 

As duas unidades do Hospital Veterinário das zonas Norte e Leste funcionarão normalmente.

As feiras livres, os sacolões e mercados municipais funcionarão normalmente, assim como todos os serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Já as 24 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) funcionarão até as 13h.

De acordo com a SPTrans, nesta quarta-feira os postos de venda e lojas de rua e atendimento nos terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes funcionarão normalmente. O funcionamento dos postos da SPTrans nas Prefeituras Regionais será realizado até as 13h.

As linhas de ônibus serão monitoradas em tempo real e a oscilação da frota durante os horários de pico deve se adequar à demanda apresentada. Para mais informações, o cidadão pode consultar a prefeitura ligando 156 ou pelo site do órgão.

A Secretaria Municipal de Educação determinou que cada escola do município defina seu funcionamento. Caso sejam suspensas, as aulas deverão ser repostas em um calendário a ser informado às famílias.

Os parques municipais funcionarão normalmente e o rodízio municipal de veículos também permanecerá normal nesta quarta-feira.