Kane e Hazard iniciam Copa do Mundo em dia histórico para Panamá

A Inglaterra de Harry Kane e a Bélgica de Eden Hazard, grandes favoritas do Grupo G, estreiam na Copa do Mundo contra Tunísia e a estreante Panamá, respectivamente, com a pressão de conseguirem boas vitórias para brigarem pela liderança da chave.

No outro jogo da segunda-feira, a Suécia encara a Coreia do Sul pelo grupo F.

- Esperança renovada -

Desde o único título mundial, em 1966, a Inglaterra se acostumou a acumular decepções em Copas. Há quatro anos, a equipe foi eliminada na fase de grupos.

A nova geração reunida por Gareth Southgate encara a nova oportunidade com ânimo renovado e confiante no talento de Harry Kane, craque do time e capitão aos 24 anos de idade.

Na estreia contra a Tunísia, em Volgogrado, o atacante que marcou 41 gols nesta temporada pelo Tottenham quer mostrar ao que veio.

É também a chance da Inglaterra superar a mais recente decepção em competições. Na Eurocopa-2016, o "English Team" caiu nas oitavas de final para a surpresa Islândia.

A Tunísia não vence um jogo em Copa do Mundo desde 1978. No único duelo entre as duas seleções, a Inglaterra venceu por 2 a 0 na fase de grupos da Copa de 1998.

- A estreia panamenha -

O Panamá conta as horas para a sonhada estreia em Copas do Mundo. E o duelo vai ser contra a Bélgica, que chega ao torneio rodeada de muita expectativa.

Com um elenco recheado de estrelas, como Hazard, De Bruyne, Courtois, Mertense e Lukaku, o técnico espanhol Roberto Martínez sonha em superar a última participação no Mundial do Brasil-2014, quando alcançaram as quartas de final.

As principais dúvidas estão na defesa, já que Vincent Kompany e Thomas Vermaelen chegaram ao torneio se recuperando de lesões.

No Panamá, o técnico Hernán Darío 'Bolillo' Gómez conta com todos os jogadores, inclusive o volante José Luis Rodríguez, recuperado de problemas musculares.

- A sombra de Ibrahimovic -

A Suécia está há dois anos jogando sem Zlatan Ibrahimovic, mas sua sombra continua pairando sobre a seleção nacional, que estreia contra a Coreia do Sul em Nizhni Nivgorod.

Desde os anos 2000, os suecos não jogam um grande torneio internacional sem Ibra, que disse adeus à seleção após a Eurocopa da França-2016.

A Suécia não joga uma Copa do Mundo desde a eliminação nas oitavas de final da edição da Alemanha-2006, enquanto a Coreia do Sul vai para a nona participação seguida na competição.

No retrospecto dos confrontos, foram dois empates e uma vitória da Suécia em três partidas amistosas.

-- Programação dos jogos de segunda-feira na Copa do Mundo da Rússia-2018:

(9:00h) Suécia - Coreia do Sul, em Nizhni Nóvgorod

(12:00h) Bélgica - Panamá, em Sochi

(15:00h) Tunísia- Inglaterra, em Volgogrado

bur/dr/psr/fa