Atuais campeões e Neymar iniciam jornada contra rivais incômodos

A atual campeã Alemanha e o Brasil, liderado por Neymar, entram em campo neste domingo pelos primeiros jogos na Copa do Mundo da Rússia-2018, contra os incômodos México e Suíça, respectivamente.

O outro jogo de domingo é o duelo entre Sérvia e Costa Rica, que há quatro anos chegou às quartas de final.

- Neymar, 3, 2, 1... -

Chegou o grande dia para Neymar. Desde sua lesão no pé, dia 25 de fevereiro, a estreia na Copa do Mundo contra a Suíça é um dia muito aguardado.

Vai ser o reencontro da seleção brasileira com o torneio que já venceu cinco vezes. Mas a última lembrança é a humilhação por 7 a 1 para a Alemanha, nas semifinais da edição disputada em casa em 2014.

"Neymar não está 100% ainda, mas também é muito privilegiado fisicamente. Não está em sua plenitude ainda, mas está em um processo bem evoluído e suficientemente bom para fazer um grande jogo", explicou o técnico Tite neste sábado.

O treinador foi o responsável pela equipe voltar a apresentar bom futebol e recuperar o prestígio no cenário internacional.

Já a Suíça busca surpreender com seu estilo de marcação forte, mas que não se contenta em defender.

- Um ano depois -

A última lembrança da Mannschaft no Mundial é doce, com o troféu levantado no Maracanã após vitória sobre a Argentina de Lionel Messi na final.

Agora, os campeões iniciam a defesa do título após preparação que sofreu turbulências. A equipe venceu apenas um dos últimos seis amistosos antes da Copa.

Do outro lado, o México quer superar a sina de cair sempre nas oitavas de final. Mas há um ano, a Alemanha atropelou o México por 4 a 1 na semifinal da Copa das Confederações.

- Heróis de 2014 -

Há quatro anos, a Costa Rica fez a Copa do Mundo mais brilhante de sua história, chegando às quartas de final pela primeira vez.

Repetir o feito conseguido na época é complicado, mas para isso é necessário começar com o pé direito contra a Sérvia. O Brasil pinta como favorito para liderar o grupo E, com uma vaga em disputa entre centro-americanos, sérvios e suíços.

A Sérvia não disputa a Copa do Mundo desde 2010. Nas edições anteriores, não conseguiu superar a fase de grupos.

-- Programação dos jogos de domingo na Copa do Mundo da Rússia-2018, pelo horário de Brasília:

(9:00h) Costa Rica - Sérvia, em Samara

(12:00h) Alemanha - México, em Moscou

(15:00h) Brasil - Suíça, em Rostov del Don

bur/dr/psr/fa