Neymar encabeça lista sem surpresas do Brasil para a Copa da Rússia

Liderada por Neymar, o técnico Tite anunciou nesta segunda-feira a lista de 23 jogadores convocados para defender o Brasil na Copa do Mundo da Rússia-2018, na qual a seleção lutará para conquistar o hexacampeonato mundial.

Com a estrela do PSG em fase final de recuperação da lesão no pé direito, a convocatória de Tite não apresentou grandes surpresas e confirmou que os laterais-direito Fagner, do Corinthians, e Danilo, do Manchester City, irão brigar pela vaga de Daniel Alves, titular absoluto da seleção, mas que sofreu grave lesão no joelho de última hora.

Na entrevista coletiva pós-convocação, o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, elogiou o atual estado físico de Neymar e confirmou que o camisa 10 do Brasil poderá disputar os dois amistosos pré-Copa, contra Croácia (3 de junho) e Áustria (10 de junho).

"Em relação à recuperação de Neymar, ele se encontra muito bem. Ele terá condições físicas de participar dos nossos amistosos, para recuperar a condição de jogo e entrosamento", explicou o médico.

Nos últimos meses, Tite já havia confirmado a presença na lista final de 16 jogadores convocados com maior frequência ao longo dos 19 jogos em que comandou a seleção.

Com a exceção de Daniel Alves, todos estes atletas estarão na Rússia: Alisson, Ederson, Marcelo, Miranda, Marquinhos, Thiago Silva, Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Coutinho, Willian, Neymar, Gabriel Jesus e Firmino.

São apenas seis remanescentes da seleção da última Copa, que ficou marcada pela humilhante derrota por 7-1 sofrida diante da Alemanha: Marcelo, Thiago Silva, Fernandinho, Paulinho, Willian e Neymar.

- Firmino tenta alcançar Jesus -

Habitual titular da seleção, Gabriel Jesus teve a posição confirmada por Tite, mas não terá vida fácil para se manter em campo ao lado de Neymar e Willian, já que Roberto Firmino vem ganhando moral graças a uma temporada espetacular no Liverpool.

"Inicialmente é Gabriel Jesus como titular. Mas o Roberto Firmino vai brigar pela titularidade em alto nível", adiantou Tite na coletiva.

Com o time titular e as opções imediatas praticamente definidas, restava descobrir quem Tite escolheria para completar o banco de reservas da seleção.

A 'previsível' lista de Tite teve apenas dois nomes que podem ser considerados surpreendentes, o meia Fred e o atacante Taison, ambos do Shakhtar Donetsk.

Fred convocado apenas duas vezes por Tite, conquistou o técnico por sua capacidade de adaptação a qualquer setor do meio de campo, enquanto Taison é um homem de confiança do treinador desde a época em que trabalharam juntos no Internacional.

"Taison tem essa experiência, tão necessária em Copa do Mundo. Disputou mais de 50 jogos de Liga dos Campeões e já foi campeão da Libertadores no Internacional", elogiou Tite.

- Poucos 'brasileiros' na lista -

Cássio, que assim como Fagner é um velho conhecido do treinador da vitoriosa passagem pelo Corinthians, completará o trio de goleiros da seleção, atrás do titular Alisson e de Ederson.

Na zaga, Tite optou por recompensar Geromel pelas ótimas e constantes atuações nos últimos dois anos no Grêmio, clube com o qual o zagueiro conquistou a Copa do Brasil (2016) e a Copa Libertadores (2017).

"O Grêmio mantém um trabalho regular há dois anos. Começou com Felipão, passou por Roger e agora com o Renato. E o Geromel se manteve bem nesse tempo todo", justificou.

O capitão gremista e os dois corinthianos são os únicos três jogadores que atuam em clubes brasileiros na lista.

O Brasil, cabeça de chave do Grupo E da Copa da Rússia, enfrentará na primeira fase Suíça, Costa Rica e Sérvia.

A seleção ficará hospedada em Sochi, no sul da Rússia, durante todo o mundial. A estreia será em Rostov-on-Don contra a Suíça no dia 17 de junho.

-- Lista de 23 jogadores da seleção brasileira convocados para a Copa do Mundo da Rússia-2018:

Goleiros: Alisson (Roma/ITA), Ederson (Manchester City/ING), Cássio (Corinthians)

Defensores: Marcelo (Real Madrid/ESP), Danilo (Manchester City/ING), Filipe Luís (Atlético de Madrid/ESP), Fagner (Corinthians), Miranda (Inter de Milão/ITA), Thiago Silva (Paris Saint-Germain/FRA), Marquinhos (Paris Saint-Germain/FRA), Geromel (Grêmio)

Meias: Casemiro (Real Madrid/ESP), Fernandinho (Manchester City/ING), Paulinho (Barcelona/ESP), Renato Augusto (Beijing Guoan/CHN), Philippe Coutinho (Barcelona/ESP), Willian (Chelsea/ING), Fred (Shakhtar Donetsk/UCR)

Atacantes: Neymar (Paris Saint-Germain/FRA), Gabriel Jesus (Manchester City/ING), Douglas Costa (Juventus/ITA), Roberto Firmino (Liverpool/ING), Taison (Shakhtar Donetsk/UCR)

am