Em índice da primeira fase, Sérgio Ramos supera Fred como melhor jogador

Terminada a fase de grupos da Copa das Confederações de 2013, a Fifa divulgou o Índice Castrol de melhores jogadores da competição até aqui. E a melhor nota foi dada para um defensor: Sérgio Ramos, da Espanha, que tirou 9,57 e deixou o atacante brasileiro Fred em segundo, com 9,47.

O ranking contabiliza estatísticas individuais dos atletas para analisar as possibilidades de uma equipe sofrer ou marcar gols. Curiosamente, mesmo passando em branco nos dois primeiros jogos do Brasil (contra Japão e México), o camisa 9 do Brasil tem avaliação superior à de Fernando Torres, artilheiro da competição com cinco gols.

Nas notas dos espanhóis, pesou a defesa ter sido pouco vazada – a equipe levou apenas um gol, marcado por Luis Suárez em cobrança de falta na vitória por 2 a 1 sobre o Uruguai. Assim, a atual campeã mundial valorizou mais seus defensores, colocando o lateral esquerdo Jordi Alba como o terceiro melhor avaliado até aqui.

Entre os destaques da competição, Mario Balotelli é o quarto, Diego Lugano é o quinto, David Villa é sexto, Fernando Torres é o sétimo, Chicharito Hernandez é o 11º, Keisuke Honda é o 14º, Neymar é o 17º e John Obi Mikel é o 20º.