Ocupar é resistir!

Nestes últimos dias, muitos têm se posicionado contra e a favor as ocupações nas escolas. O que poucos sabem, são os reais motivos do movimento “Primavera Secundarista” que tem como lema “Ocupar e resistir” que motivam os alunos a protestarem. Os motivos são a Pec 241(conhecida como Pec da morte), a reforma do ensino médio MP 746, e Escola Sem Partido.

A Pec241 visa cortar investimentos em educação, saúde, segurança e demais programas sociais por 20 anos. A MP 746 quer retirar disciplinas curriculares de formações fundamentais aos alunos o PL Escola Sem Partido visa impedir os debates e construção da cidadania dentro das escolas. Esses são os motivos que levaram as centenas de escolas e universidades a serem ocupadas em todo país.

São os jovens lutando por seus direitos e conquistas sociais, garantindo a democracia no país e não abaixando a cabeça para propostas de políticos que não vivem a realidade do povo brasileiro. Políticos que são acostumados a vida de rei que se deliciam com os privilégios que seus cargos os conferem, além da roubalheira com a corrupção. Esses são os jovens de hoje, jovens que conquistaram seus espaços. São os filhos de trabalhadores, domésticas, e pedreiros que passam a ocupar espaços e incomodar a velha casa grande.

Por isso, e legitimo o movimento. As escolas são dos alunos e é um dever de todos defender os direitos e a democracia no país. Aliás, é um dever de todo brasileiro de se manifestar em defesa da democracia e não apenas bater suas panelinhas de suas varandas de apartamentos na Zona Sul fingindo estar contribuindo por um país mais justo.

Não é culpa da ocupação que muitos jovens não conseguiram prestar o ENEM. As ocupações são uma resposta a medidas de um governo que está criando medidas para empobrecer ainda mais o povo trabalhador. Logo a culpa é de quem governa e não de quem protesta.

Apoio e estou junto com esse movimento. Ocupar e resistir!

* Davison Coutinho, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenhoindustrial pela PUC-Rio, Mestre em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais