ASSINE
search button

Evento com os grandes festivais de cinema num só acontecerá no Youtube

Compartilhar

A pandemia bagunçou, sobretudo, a indústria do entretenimento. Ir ao cinema, ao teatro, a um show, ficou bastante complicado (e ficará por algum tempo, imagino). Ir a festivais de música, cinema ou teatro, então - que reúnem grande quantidade de pessoas aglomeradas –, deve demorar muito mais a voltar ao normal.

Por isso que, além das lives de artistas da música (uma febre, no momento), estão rolando também pequenas apresentações teatrais à distância, palestras etc. A maioria gratuita. Mas, algumas pedem doações para algum fundo (e, dependendo do artista, são bem patrocinadas). Contudo, quase todos os grandes festivais multiculturais do verão no hemisfério norte foram cancelados (como o Coachella, de música; e o SXSW, nos Estados Unidos, por exemplo). A maioria nem reprogramou datas.

Mas os de cinema inventaram um jeito de acontecer. O de Cannes (França), que cancelou em cima do laço, e outros importantes, como os de Toronto (Canadá) e Tribeca (Nova York), terão uma seleção de alguns de seus filmes participantes no ‘We Are One: a Global Film Festival’, que está sendo organizado pela produção do Tribeca Festival, e terá lugar num canal do YouTube. Robert Kyncl, diretor comercial do YouTube, o descreve como ‘um evento como nunca vimos antes’. Ele terá também competidores de outros festivais. Como o de animação de Annecy (França), Berlin, o BFI (Londres), Locarno (Itália), San Sebastian (Espanha), de Tokyo e Veneza, entre outros.

O 'We Are One: a Global Film Festival’ está programado para acontecer entre 29 de maio e sete de junho, exclusivamente no YouTube. Enquanto isso, os curadores dos festivais citados (só não vi na lista, ainda, nenhum do Brasil) e de outros festivais internacionais já estão se movimentando para selecionar longas, curtas, documentários e convidados, que participarão de painéis e debates, como normalmente acontece. Só que, desta vez, é tudo junto. E sem plateia. Como nunca antes.

O We Are One, ajudará a arrecadar fundos para a OMS, no combate ao Covid-19.

R.U.G.I.D.O.S

*Falando nisso, vai ter Festival de Cannes no Canal Brasil, antes do We Are One. Apesar da tradicional mostra ter sido cancelada, o canal traz o festival francês para sua programação entre os dias 8 e 24 de maio, com uma seleção especial de longas nacionais e estrangeiros que participaram de Cannes nos anos anteriores. Como o nacional “A vida invisível”, de Karim Aïnouz, e o coreano “Em Chamas”.

*Depois de 25 anos, o Circuito Inffinito de Festivais vai abrir a temporada de 2020 com uma etapa online e gratuita, através de uma plataforma de streaming criada para a exibição de conteúdos exclusivos. Antes das edições presenciais de Miami, em setembro, e de Nova York, em novembro, as diretoras do evento Adriana L. Dutra, Claudia Dutra e Viviane Spinelli realizam uma mostra de cinema online e gratuita em homenagem ao cineasta Domingos Oliveira. Até 31 de maio, o público terá acesso a 14 filmes do diretor.

*O ator Steve Carrell é o protagonista da nova série “Space Force”, que estreia dia 29 de maio no Netflix. Criada por Carell e Greg Daniels (‘The Office’), Space Force é um novo tipo de comédia sobre o ambiente de trabalho. Nomes como John Malkovich, Lisa Kudrow e Noah Emmerich também estão no elenco da série.