ASSINE
search button

A eterna batalha entre Marvel e DC

Divulgação -
Demolidor
Compartilhar

Desde que se iniciou a nova onda dos filmes de super-heróis nos cinemas, os da Marvel (Vingadores e toda a sua a gama de heróis, que inclui Homem de Ferro e Capitão América, por exemplo), vem batendo os da DC (Liga da Justiça, que tem Batman e Superman) com folga, com raras exceções (‘Mulher Maravilha’, entre elas). Até agora, a DC não conseguiu encontrar o tom certo para suas adaptações (os ótimos filmes do Batman, do Christopher Nolan, não fazem parte desse universo). E tome reboot, para tentar consertar os erros.

Contudo, na TV aberta, a DC tem se saído melhor, com a linha de séries produzidas por Greg Berlanti, para o canal CW (aqui, exibidos no Warner Channel, que é do mesmo grupo), que incluem as bem-sucedidas “Arqueiro” (Arrow), “Lendas do amanhã” (DC: legends of tomorrow) e um bem sacado revival para “The Flash” (sucesso nos anos 1990), além da primeira vez da “Supergirl” na telinha - que foi ‘resgatada’ de outro canal, o CBS, para integrar o time do CW - com bons resultados e audiência.

O segredo? Estas séries do CW trouxeram um clima mais juvenil, de gibi, para os roteiros (afinal, trata-se de TV aberta), atualizando os personagens, para ganhar as plateias de hoje. Deu certo. E continua dando.

Enquanto isso, a Marvel construiu, com relativo sucesso, uma nova timeline de heróis no serviço de streaming Netflix (apesar de ter uma bem-sucedida série na TV aberta, “Marvel´s agents of S.H.I.E.L.D.”, desde 2013, aqui via canal Sony), que começou com o espetacular “Demolidor” (Daredevil), uma das melhores adaptações de um herói dos quadrinhos para a TV. A série começou em 2015 e foi a porta de entrada para outras, com personagens que habitam no mesmo universo/linha de tempo: os arredores de Nova York. Entre eles, estão “Jessica Jones” (também desde 2015), “Luke Cage” (2016), “Punho de ferro” (Iron fist, 2017) e “O justiceiro” (Punisher, 2017).

Juntos, eles formam o grupo conhecido como Defensores (Defenders), que, desde o ano passado, ganhou série própria. Em comum, são produções com uma pegada mais adulta e violenta. Fazendo um forte contraste com as séries pop da DC/CW. Públicos distintos.

No entanto, nem todos os Defensores tiveram o mesmo sucesso do Demolidor, cuja terceira temporada acabou de estrear e trouxe de volta o vilão Wilson Fisk (Vincent D´Onofrio, excelente), o notório Rei do Crime dos gibis. Para a surpresa dos fãs, Netflix anunciou recentemente os cancelamentos de “Luke Cage” e “Punho de ferro”, que não obtiveram o mesmo sucesso de seus companheiros de time. A crítica baixou o cacete nestes. E, de fato, se comparados a “Demolidor” e mesmo a “Jessica Jones’” são bem fracos. Contudo, estes continuarão aparecendo tanto na série dos Defensores, quanto em eventuais episódios dos que continuarem em exibição.

E o jogo todo pode mudar para a Marvel, quando a Disney (detentora da marca) estrear o seu próprio serviço de streaming, ano que vem. Vai ser briga entre cachorros grandes.

Macaque in the trees
Terceira temporada de 'Demolidor' agradou fãs (Foto: Divulgação)

Rugidos

A produtora/diretora Ava Duvernay (‘Uma dobra no tempo’) está em negociações com a Netflix para pilotar um documentário sobre Prince.

A primeira temporada da série documental ‘Buscando buskers’, estreia no canal Music Box Brasil dia 6 de novembro. É sobre a vida de artistas que vivem de trabalhos autorais.

Para alegria dos fãs de animação adulta, a série ‘BoJack horseman’ (Netflix) foi renovada para uma sexta temporada. Relinchos!

A série indicada ao Emmy, ‘Killing Eve’, estreou esta semana, na plataforma de streaming GloboPlay.