Roku ou Fire Stick: deixe sua TV 'esperta'

...
Credit......

Apesar de a maioria dos aparelhos de TVs vendidos hoje em dia vir com o recurso ‘smart’ (isto é, as TVs trazem embutidos aplicativos diversos), com o tempo, os aplicativos ficam defasados e as TVs param de atualizar seus sistemas operacionais. E trocar de aparelho, se for só por isso, pode sair muito caro.

Então, é nestas horas que ter um dongle ajuda bastante. O que é isso? Aparelhinhos que trazem embutidos uma quantidade enorme de aplicativos diversos, que podem ser conectados (via wi-fi) em qualquer modelo de TV - contanto que estas tenham saídas HDMI - e que são atualizados constantemente. Os mais populares disponíveis no Brasil são o Fire TV Stick, da Amazon, e o Roku Express, da Roku.

Estes devices, trazem embutidos apps dos serviços que a maioria das pessoas usam. Como Netflix, YouTube, Amazon Prime, Globoplay, HBO Go e, mais recentemente, Disney+. Mas, não só. É possível desfrutar de serviços de IPTV, joguinhos, feeds de notícias etc. Estes ganham do ChromeCast, porque não precisam de celular para espelhar o conteúdo. Os aparelhos fazem tudo via controle remoto.

O mais recente Fire TV Stick traz microfone embutido, pelo qual é possível controlar recursos do assistente pessoal Alexa. Basta falar nele que Alexa faz o resto. Já o Roku Express traz alguns atalhos direto para Netflix, Globoplay, HBO Go e GooglePlay. Nenhum dos dois é 4k, apenas full HD. Sendo que o controle Amazon é bluetooth (o que permite conectar um fone sem fio bluetooth nele), enquanto que o Roku usa infravermelho. Para ouvir o som neste, é preciso baixar o app no celular e ouvir através dele, com o fone de ouvido conectado.

O stick Amazon privilegia o conteúdo do Prime Video, enquanto que o Roku Express tem um serviço de busca que diz se o filme ou série que você procura está em algum serviço que você assina. O controle deste também é melhor, mais fácil e rápido de usar, além de o Roku custar um pouco menos do que o Fire (R$300 contra R$350). Algumas TVs smart da AOC, trazem o Roku embarcado. A escolha vai depender do usuário, pois são bem parecidos entre si.

R.U.G.I.D.O.S

*Quem adquirir, até o final de janeiro, o Roku Express, terá três meses gratuitos da assinatura básica do Globoplay (sem acesso aos novos canais Globo)

*Entrou no ar, nesta semana, o canal Loading. Além das produções próprias, exibe séries, animes, filmes e conteúdos variados, que vão do K-pop à cultura pop americana. O canal chega ao mercado com presença em todos os maiores provedores de TV a cabo, redes sociais, streaming ao vivo, tudo sem necessidade de assinatura. No Rio, no canal 48 UHF (TV Ideal).

*A Warner causou rebuliço esta semana, ao anunciar que todos os seus filmes de 2021, sejam grandes ou pequenos, irão estrear, simultaneamente, no serviço de streaming HBO Max. Houve grita por parte dos exibidores de cinemas, produtores e até de diretores, como Christopher Nolan, de ‘Tenet’, que é Warner. Seja como for, será uma mudança de jogo e tanto.

*Quem assinar o DirecTV Go neste mês de lançamento terá os canais HBO por cinco anos (!) gratuitamente. Não se sabe se, no futuro, quando o HBO Max chegar ao Brasil, se os dois serviços estarão conectados de alguma forma. Parece que a Disney, já pensa em fazer o mesmo (já o faz, de certa forma, lançando pelo Disney+ alguns grandes filmes).