Jornal do Brasil

Saúde & Alimentação

Saúde & Alimentação

Wilson Rondó Júnior

Nutrientes que podem ajudar na luta contra o novo coronavírus

Jornal do Brasil WILSON RONDÓ JUNIOR, drrondo@drrondo.com

Todos estão assustados com a disseminação do novo coronavírus. Enquanto os órgãos de saúde e pesquisadores lutam contra a doença e também para encontrar a melhor forma de combatê-la, cabe a nós proteger nosso organismo da melhor forma possível. Isso pode ser feito ao consumirmos nutrientes que já são conhecidos no combate de outros vírus e quadros gripais. Não se trata de cura, é claro, mas de preparar o seu corpo caso o vírus chegue até você. Afinal, manter a imunidade em alta é nossa obrigação, certo? Veja algumas opções que podem turbinar sua saúde nesse momento de crise:

 

Selênio: quantidades insuficientes desse mineral no organismo estão ligadas a maior taxa de mutação de vírus. As melhores fontes de selênio são as castanhas do Pará, frango e carne vermelha de animais criados a pasto, e frutos do mar.

 

Zinco: importante para manutenção do bom funcionamento das células imunológicas. Os alimentos que contêm zinco são frango e carne vermelha de animais criados a pasto, espinafre, nozes, sementes de abóbora e tofu.

 

Ácido lipoico: aumenta a atividade do interferon tipo 1, proteína que regula a atividade do sistema imunológico. Esses interferons estimulam células infectadas a terem atividade antimicrobiana, limitando também a infecção em células vizinhas. O ácido lipoico é encontrado em carnes de órgãos, como fígado, coração e rim de animais a pasto; também presente em frutas e legumes, como espinafre, brócolis e tomate.

 

Sulforafano: também aumenta a atividade do interferon tipo 1. Presente nos vegetais crucíferos, também conhecidos como vegetais verde escuros.

 

Spirulina: alga verde-azulada que, em estudos com animais, reduziu a mortalidade por influenza. Além disso, possui outros benefícios para a saúde em geral, protegendo contra doenças cardiovasculares, diabetes e fortalecendo o sistema imunológico como um todo. Encontrada em forma de suplemento.

 

Beta-glucan: também fortalece o sistema imunológico. Muito encontrado em diversos tipos de cogumelos.

Extrato de sabugueiro: contém ácido ferrúlico, que segundo pesquisas, reduz o tempo de duração de gripes comuns.

 

Glucosamina: atua de forma ativa na proteína de sinalização antiviral mitocondrial (MAVS). Estudos em animais mostram que reduz tanto a gravidade da infecção quanto as mortes por influenza. Encontrada principalmente no brodo de ossos.

 

Além desses nutrientes, há uma série de outros vitaminas, minerais e outras medidas que você pode tomar para blindar sua imunidade, tanto quanto ao novo coronavírus quanto a outros vírus e micro-organismos nocivos. Priorize uma alimentação saudável! Nesse momento, manter uma boa imunidade é fundamental. Fique atento e se proteja!

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Referências bibliográficas:

•Um bom smoothie verde pode lhe proteger da poluição – www.DrRondo.com

•Brodo: o superalimento esquecido – www.DrRondo.com

•Afinal, o que são vegetais crucíferos? – www.DrRondo.com

•Spirulina: a alga com mais proteínas que a carne – www.DrRondo.com

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•Elsevier.com January 24, 2020

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•The Journal of Infectious Diseases May 15, 2005; 191(10): 1719-1729

•Prog Cardiovasc Dis. 2020 Feb 12. pii: S0033-0620(20)30037-2, Table 1

•Derma Endocrinology 2009 Jul-Aug; 1(4): 215–219

•Derma Endocrinology 2009 Jul-Aug; 1(4): 215–219, Abstract

•CFSremission.com, Decreasing Prevotella Genus, Probiotics and Bottom Line