ASSINE
search button

Dicas alimentares para eliminar a gordura visceral

Compartilhar

Muitas pessoas que apresentam gordura visceral, também conhecida como gordura abdominal, acreditam que apenas fazer abdominais possa resolver o problema. Eles na verdade o veem só como um desconforto estético ou culpam a idade pelas mudanças no corpo.

Mas essa gordura visceral gera inflamação silenciosa, aumentando o risco de doença cardiovascular, diabetes e síndrome metabólica. Isso só para listar algumas! E para resolvê-la, se alimentar corretamente é o principal. Há 2 opções extremamente eficientes:

1 – Dieta keto

Restringir carboidratos a virtualmente zero, cortando grãos e todas as formas de açúcar, incluindo frutas com alto teor de frutose. Legumes e vegetais folhosos, que também são carboidratos, mas ricos em fibras, podem ser consumidos sem restrições.

Agregue gorduras saudáveis para que você fique entre 50 a 85% de suas calorias diárias com esse macronutriente. Como exemplos temos: abacates, óleo de coco, ômega-3 de origem animal de peixes gordurosos, manteiga, iogurte, nozes cruas, sementes, azeitonas e azeite, além de óleo MCT. Evite todas as gorduras trans e óleos vegetais poli-insaturados altamente refinados.

Limite a proteína a uma grama/quilo de peso/dia. Esportistas e idosos, dobrar a quantidade. Não me refiro a gestantes, pois não aconselho usar esses protocolos nessa fase.

2 – Jejum intermitente

Segundo os protocolos de jejum intermitente, deve-se alimentar-se numa janela nutricional de 8 horas/dia, jejuando nas 16h restantes, podendo-se, claro, ingerir água neste período. Para começar, considere não tomar o café da manhã e só comer no almoço e jantar, e tenha a certeza de não comer mais nada cerca de 3 horas antes de ir dormir. Desta forma, você estará entre oito horas de janela alimentar diariamente. Neste período de 6 a 8 horas em que pode comer, procure consumir proteína saudável. Ela deve vir de fontes orgânicas, como animais criados em pastos, peixe, ovos e laticínios.

Seu combustível de gordura está nas nozes, sementes, abacates, óleo de oliva extravirgem, óleo de coco extravirgem e laticínios integrais. Ao minimizar o consumo de carboidratos você vai orientar o seu metabolismo para gerar energia da queima de gorduras e não de carboidrato. Lembre-se que isso demora poucas semanas e você deve fazê-lo gradualmente.

Também é necessário adicionar mais fibras à sua dieta, pois a fibra tem propriedades supressoras do apetite e que podem ajudar a aumentar sua saciedade. Mas evite as fibras à base de grãos, que promovem resistência à insulina e à leptina. O ideal é usar fibras insolúveis e solúveis. Como exemplo das primeiras temos vegetais folhosos verde-escuros, cenouras, aipo e feijão verde. As segundas estão em alimentos como feijão, pepino, mirtilos, abacate, nozes e linhaça.

É claro que há outras opções que você pode e deve associar, como o uso de probióticos e exercícios de alta intensidade. Em meu site, www.DrRondo.com, falo um pouco mais sobre elas. Se você está enfrentando problemas com os “pneuzinhos” vale a pena conferir. Mas o primordial é que você cuide da sua alimentação. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

Time May 4, 2014.

Authority Nutrition, 20 Effective Tips to Lose Belly Fat

Bioscience Technology April 30, 2014

J Am Diet Assoc. 2005 Dec;105(12):1939-42

Jejum Intermitente ou Dieta Keto? – www.DrRondo.com

Probióticos: papel crucial na sua saúde! – www.DrRondo.com

Treinando e Frustrado com o seu Peso? A Resposta pode ser Esta! – www.DrRondo.com