ASSINE
search button

Quatro maneiras naturais de aumentar o seu colágeno

Compartilhar

A procura por cosméticos faz da indústria da beleza a que talvez mais cresça nos últimos tempos. Todos procuram a beleza atemporal e acreditam que a solução está nos cosméticos tópicos.

Normalmente, as pessoas recorrem a cremes com colágeno para melhorar a aparência. Mas isso é um grande mito. Segundo a Medical News Today, as moléculas de colágeno são grandes demais para atravessar as camadas profundas da pele. A melhor opção é cuidar do que você ingere, aumentando seu colágeno naturalmente com:

1 - Sílica

É um componente do colágeno, formado da combinação de silício e oxigênio. Conforme envelhecemos, vamos perdendo a capacidade de produzir sílica. Nossos cabelos tendem a ficar sem brilho, a pele fina e sem viço, unhas fracas e quebradiças.

Atualmente é cada vez mais difícil obter sílica da dieta, pois com as práticas agrícolas modernas, à base de muita química, ocorre uma espoliação dos minerais e outros nutrientes do solo. Mesmo assim, aconselho enfatizar o consumo de frutos do mar, verduras, brotos de bambu jovem, raízes, sementes, amêndoas e cereais integrais, que são boas fontes de sílica.

2 - Brodo (Caldo de osso)

É considerado um superalimento, excelente para recuperar deficiência de colágeno, melhorando a saúde da pele, articulações e inflamações. O colágeno bovino é semelhante ao do nosso corpo. Você o obtém com a preparação do brodo, onde haverá liberação de gelatina dos ossos, cartilagem e pele, riquíssimos em colágeno. Nestas condições, você receberá o colágeno tipos I e III, os mais importantes na regeneração da pele, unhas, cabelos, tendões, ligamentos, músculos e ossos. É rico também em glicina, importante pois age na:

>> reparação de DNA e RNA

>> síntese de creatina, importante para os músculos

>> melhora da mucosa gástrica

>> melhora da liberação de serotonina

>> melhora qualidade do sono

>> redução de rugas, flacidez, estrias e celulite.

3 - CoQ10

Esta importantíssima enzima para a musculatura cardíaca também traz ótimos benefícios para a pele. Pode ser usado via oral ou na forma tópica, como você já deve ter visto em vários produtos cosméticos. Tem a capacidade de penetrar com facilidade na epiderme, estimulando a produção de um tipo especial de colágeno que conecta a camada mais externa da epiderme à sua derme mais profunda. Com isso, gera mais sustentação da face, alivia pés de galinha e as rugas.

4 - Óleo de semente de café verde (coffee arábica)

Este é a melhor espécie de óleo de café verde. Rico em antioxidantes, como polifenóis, ácido clorogênico e vitamina E. Pode ser usado na forma de cápsulas ou topicamente na pele e cabelo. Os estudos mostram que ele melhora o equilíbrio fisiológico da pele, permitindo a formação de novo tecido conjuntivo, prevenindo o ressecamento da epiderme e suavizando rugas. Além disso, produz estimulação na síntese de colágeno e elastina, restaurando a firmeza e flexibilidade da pele.

Então, se você quer uma pele bonita e saudável, não pense só na parte externa. Os benefícios vêm também de dentro para fora. Cuide-se para ter uma pele jovem e uma Supersaúde!

-

Referências bibliográficas:

Skin Pharmacol Physiol. 2014;27(1):47-55

Clin Interv Aging. 2012;7:267-273.

Biofactors. 2009;35(5):435-441.

J Cosmet Dermatol. 2009;8(1):56-62.

Medical News Today April 26, 2017.

Brodo: o Superalimento Esquecido – www.DrRondo.com

10 Dicas para Atenuar Rugas – www.DrRondo.com

Será que Você está Ingerindo a Quantidade Certa de Colágeno? – www.DrRondo.com

Tags:

colágeno | Sa?de