ASSINE
search button

Células-tronco: o fim da dor crônica?

Compartilhar

Uma descoberta chocante feita pelos pesquisadores de Stanford está relacionada às dores que você sente no dia-a-dia. Eles acreditam na possibilidade de bloquear a dor em pacientes crônicos!

Para entender o que acontece, é preciso saber que existe no nosso organismo um “órgão de células-tronco” recém-descoberto. Trata-se de uma rede enorme e interconectada de tecidos parecidos com esponjas, que cercam seu cérebro, coração, pulmões e articulações, chamada interstício. Esse órgão controla o suprimento, a distribuição e a entrega de quase todas as vitaminas, minerais, proteínas, células-tronco e outros componentes importantes que o seu organismo precisa para se manter saudável.

A descoberta dos pesquisadores da Stanford é exatamente nesse “órgão”, aonde encontraram rupturas que podem desencadear o que chamam de “conversa cruzada entre o sistema imunológico e o nervoso”. De modo simplista, essa “conversa cruzada” controlada por sua “matriz extracelular” (ECM) faz com que seu sistema imunológico pare de mantê-lo saudável, e em vez disso, ataque seu sistema nervoso, enviando sinais de dor ao cérebro.

Isso é um grande avanço que dá aos pesquisadores uma melhor compreensão de como a dor crônica funciona e como pará-la. Os mesmos cientistas descobriram que a inibição desses sinais de dor na matriz extracelular e no interstício se traduzem em menos dor e proteção contra a inflamação sistêmica no cérebro. Vale lembrar que estes são estudos em animais.

A boa notícia, no entanto, é que este órgão de células-tronco desempenha um grande papel em seus níveis e intensidade de dor ao longo do dia, bemcomo na sua saúde geral. E apesar das pesquisas estarem nos laboratórios, você não precisa esperar...

Ativando seu órgão de células-tronco para alívio da dor

Abasteça seu interstício com o nutriente que falta: o colágeno, uma molécula de proteína fibrosa resistente encontrada nos ossos, músculos, pele e tendões, que formam uma estrutura de sustentação da sua matriz extracelular e interstício.

O que mantinha os nossos ancestrais saudáveis era a força musculoesquelética. Seria impossível caçar na presença de dores em articulações enfraquecidas. Portanto, mais colágeno significa mais estabilidade para interstício e ossos.

O melhor modo de aumentar o seu colágeno é através do brodo de osso, de origem bovina, galinha ou peixes. Outros alimentos ricos em colágeno são ovos, abacates e salmão. Você pode também conversar com seu médico sobre a possibilidade de um suplemento de colágeno hidrolisado e sílica, que potencializam o resultado, segundo estudos.

Outra maneira excelente de estimular suas células-tronco são exercícios de alta intensidade, como o treino supra aeróbico, que já comentei por aqui e que aconselho sempre em meu site. Com ele você abastece suas células-tronco em 20 minutos. Recentemente, uma publicação no European Heart Journal mostrou que o exercício vigoroso em camundongos ativou 60% de suas células-tronco cardíacas.

Nos estudos em humanos, pesquisadores provaram que o exercício extenuante leva a altos níveis de células-tronco nos ossos, fígado e outros órgãos. Pense nisso! Essas dicas simples podem ser a chave para aliviar sua dor crônica!