ASSINE
search button

Será que seu colchão está engordando você?

Compartilhar

Atualmente, a dificuldade de perder peso aumentou muito, mesmo quando você procura fazer uma dieta correta, adequada para você, e se exercita regularmente. Com frequência vem à cabeça das pessoas o que podem estar fazendo de errado... E elas acabam colocando a culpa no fato de ter mais idade e em seu metabolismo, que acreditam ter se tornado mais lento.

Mas o que está acontecendo na realidade é: uma explosão de exposição a substâncias químicas que não são apenas tóxicas para o seu corpo, mas que também podem fazer você ganhar peso. Você vai ficar surpreso, mas imagine só: o seu colchão pode ser um importante causador desse problema!

Estamos expostos a muitos produtos domésticos, incluindo sua cama, que contêm produtos químicos feitos pelo homem chamados xenoestrogênios. Essas substâncias, também conhecidas como "estrogênios alienígenas", imitam estrogênio natural em seu corpo. E eles são tudo, menos naturais. À medida que esses tóxicos se acumulam dentro de você, destroem seu delicado equilíbrio de estrogênio, testosterona e outros hormônios.

E você, que me acompanha, já sabe que essas substâncias estão escondidas em pesticidas, roupas, plásticos, cosméticos, detergentes, hair sprays, nossos alimentos e até no abastecimento de água. Estão até mesmo na cama com você, no seu colchão, por exemplo. A maioria desses produtos contém:

>> Fitalatos, causadores de câncer, presentes também em plásticos, cosméticos, panelas e muito mais.

>> BPAs, causadores de desregulação endócrina que leva à dominância estrogênica e perda da libido

>> Metais pesados como arsênico e mercúrio.

>> Produtos químicos retardantes de chamas, que foram ligados ao câncer e comprometimento do seu sistema imunológico.

No seu colchão há frequentemente uma substância química que é um retardante de chamas chamada bromo. E isso pode causar estragos na sua tireoide, levando a hipotireoidismo e queda do iodo. Quando isso acontece, você começa a se sentir fraco e a ganhar peso rápido.

Nos Estados Unidos, alguns estados proibiram a venda de muitos produtos domésticos que contêm retardadores de chama, inclusive colchões. Você jamais pensaria haver algo escondido abaixo da superfície do seu colchão que fosse tão agressivo à sua saúde. Imagine dormir todas as noites respirando essas toxinas...

Como dormir livre dos produtos químicos dos colchões

Troque seu colchão. Procure um produto mais artesanal e com matéria prima orgânica. Sei que você está achando que eu estou pedindo algo quase impossível, mas saiba que hoje já existem colchões livres de compostos orgânicos voláteis

É isso mesmo, colchões, como sua comida, podem ser feitos com materiais orgânicos. Estes incluem lã, látex natural ou algodão. Evite colchões feitos de espuma de poliuretano tóxico ou que contenham abundância de produtos químicos perigosos.

Além disso, pode ser que você já tenha toxinas armazenadas no seu organismo. Para saber se é o seu caso e combater o problema, converse com seu médico sobre programas detox. Existem tratamentos e suplementos específicos que podem ajudá-lo a excretar substâncias nocivas do corpo, como pesticidas e até os metais pesados. Cuide-se!

-

Referências bibliográficas:

Endocr Rev. 2009;30(4): 293–342.

Environ Health Perspect. 2008;116(5):A210-A213.

Environ Health Perspect. 2015;123(3):A56-A63.

Cornell University. “Methyl Bromide.” Accessed Nov. 28, 2018

Detox no Mundo Moderno: Livre-se dos Poluentes Ambientais. DrRondo.com.

Tags:

rondo | Sa?de