ASSINE
search button

Vitaminas e minerais para se recuperar do estresse das férias

Compartilhar

Normalmente, pensamos que estresse é só algo ruim e negativo mas, na verdade, trata-se de qualquer reação ao meio. A temporada de férias, portanto, pode ser um momento maravilhoso de celebração e conexão, e ainda causar estresse. Fique de olho em nutrientes que podem auxiliá-lo nesta situação, como:

1. Magnésio

É o quarto mineral mais abundante em seu corpo, desempenhando um papel diário em mais de 300 reações enzimáticas. É encontrado em todos os seus tecidos - mas principalmente em seus ossos, músculos e cérebro. Fundamental para que suas células produzam energia, estabilizem as membranas e ajudem os músculos a relaxar. Ou seja, magnésio é um mineral que induz a um estado de relaxamento.

Portanto, enfatize alimentos ricos em magnésio, como abacates, castanha-do-Pará, arroz integral, castanha de caju, verduras de folhas escuras como espinafre e acelga, peixes oleosos, cacau cru, algas marinhas e sementes.

2 - Potássio

Este mineral tem ação importante para manter o equilíbrio em relação aos processos químicos e elétricos do seu corpo. Controla a contração muscular, regula seus fluidos corporais, equilibra o baixo nível de açúcar no sangue e transmite impulsos nervosos. Além disso, reduz a pressão arterial, diminuindo o risco de doença cardíaca e derrame. Sua deficiência promove fadiga mental, estresse e ansiedade.

É encontrado em quase todos os alimentos naturais, especialmente vegetais escuros como espinafre e couve. Está também em frutas como abacate, bananas e maçã. Uma ótima sugestão é o vinagre de maçã. O salmão também é muito rico em potássio.

3 - Vitamina B12

É importante para geração de energia, síntese de DNA e formação do sangue. Age melhorando o estado de alerta, atenção, concentração e memória. Também pode ajudar a aliviar o estresse. Aqueles que têm deficiência dessa vitamina podem apresentar sintomas neurológicos, fraqueza, apatia muscular, dificuldade de concentração e memória.

As melhores fontes naturais são carne de animais criados a pasto, fígado bovino, aves, ovos orgânicos e frutos do mar, incluindo salmão, vieiras, camarão e pargo.

4 - Vitamina D

Classicamente correlacionada à integridade de seus ossos, também tem ação importante na produção de serotonina, cuja deficiência aumenta a susceptibilidade à ansiedade, depressão e estresse. A maneira ideal de aumentar sua vitamina D é a exposição regular e sensata ao sol.

Consuma também alimentos ricos nessa vitamina, como óleo de fígado de bacalhau, peixes selvagens, como o salmão e o atum, e peixes pequenos, como arenque, sardinha e anchovas. Enfatize ainda ovos orgânicos e queijo de leite cru na sua dieta. Mesmo assim, é frequente a necessidade de suplementação oral de vitamina D3. Converse com seu médico sobre isso.

E lembre-se: estresse não ocorre somente em momentos ruins. É uma resposta do seu organismo. Aproveite essas dicas para recomeçar bem sua rotina após as férias!

*Médico (CRM RJ 0110159-5)

e nutrólogo (31370)