O café precisa ser um prazer culposo?

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Muito do que se pensava sobre o café tem caído por terra, e outros dados têm sido comprovados por extensos estudos. Algumas pessoas ao tomar café se sentem mais alertas, produtivas e motivadas, enquanto outras apresentam o efeito contrário, tornando-se ansiosas, nervosas e incapazes de se concentrar.

O motivo disso é uma capacidade individual de metabolizar bem ou não a cafeína. Veja agora o que os estudos recentes mostram para esse grupo capaz de metabolizar a substância normalmente:

1. Promove longevidade
Segundo estudos, o consumo de 2 a 4 xícaras de café mostrou redução de risco de morte em até 18% quando comparado com não bebedores de café, para diabetes, doenças cardíacas, renais, derrames, doenças respiratórias crônicas e câncer.

2. Rico em antioxidantes
As pesquisas mostram que o café tem mais antioxidantes polifenóis do que cacau, chá verde, chá preto e chá de ervas. É um poderoso antioxidante, no caso, devido ao ácido clorogênico e ao ácido caféico, que podem ajudar a proteger as células contra danos e estresse oxidativo.

3. Protetor do fígado
Cada xicara de café melhora a circulação hepática reduzindo em cerca de 20% a progressão de cirrose alcoólica e hepatite C, segundo estudo publicado no Archives of Internal Medicine.

4. Melhora o desempenho físico
Interfere positivamente no seu desempenho físico, ajudando a melhorar a potência e / ou resistência no seu treino. Além disso, melhora o desempenho mental e físico a curto prazo.

5. Melhora a função cognitiva
Promove aumento do fluxo sanguíneo cerebral, sendo por isso considerado um tratamento natural para Alzheimer e outras condições como perda de memória e demência.

6. Auxilia na prevenção do diabetes
Pela presença de ácido clorogênico, um dos principais antioxidantes encontrados no café, a bebida promove redução da absorção de glicose dos alimentos açucarados ou ricos em carboidratos. Isso por si só já é benéfico para prevenir a resistência à insulina.

7. Melhora a saúde do coração
Os antioxidantes cafestol e kahweol, presentes no café, apresentam efeito positivo na melhora do colesterol, além de reduzirem taxa de mortalidade para todas as causas – em especial por motivos cardiovasculares, segundo grandes estudos epidemiológicos.

8. Protetor contra câncer
De acordo com publicação no Scientific Reports, o café tem efeito altamente protetor para vários tipos de câncer, como por exemplo oral, faríngeo, fígado, cólon, próstata, endométrio e melanoma.

9. Promove perda de peso
Cada xícara de café consumida gera em média 7% de aumento do metabolismo por um período de 3 horas, o que consequentemente auxilia na queima de gordura e perda de peso. Porém, esses resultados só são possíveis quando se usa somente o café, sem açúcar ou cremes.

10. Protege contra fotoenvelhecimento
O café e seus polifenóis agem reduzindo o estresse oxidativo e aumentando a proteção contra o fotoenvelhecimento. Então, da próxima vez que for tomar aquele cafezinho delicioso, lembre-se de tudo isso.

E Supersaúde!

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Referências bibliográficas
•Los Angeles Times. 2017 July, 17
•Annals of Internal Medicine. August 15, 2017
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•PLoS One. 2013;8(4):e59561
•J Alzheimers Dis. 2010;20 Suppl 1:S117-26
•Evid Based Complement Alternat Med. 2013; 2013: 801457
•Diabetes Care. 2006 Feb;29(2):398-403
•Arch Intern Med. 2009 Dec 14;169(22):2053-63
•Crit Rev Food Sci Nutr. 2006;46(2):101-23
•Scientific Report. 2016; 6: 33711
•Annal Nutrition Metabolism. 1995;39(3):135-42

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357