Como criar nova ecologia intestinal para o ano novo e perder peso

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Sempre que entra o Ano Novo é a mesma coisa: a resolução nº 1 das pessoas é perder peso. Mas sabia que você só vai conseguir se melhorar a saúde intestinal? Aliás, melhorar a sua ecologia intestinal é muito mais do que melhorar seus hábitos intestinais. O equilíbrio da sua flora intestinal é um dos aspectos mais importantes da vida, incluindo redução de riscos de câncer, síndrome metabólica, depressão e diabetes tipo 2.
Segundo Hipócrates, o pai da medicina, “Todas as doenças começam no intestino”. Isso também era afirmado pelos chineses antigos. Quanto mais conhecimentos temos, mais entendemos essa real importância do trato gastrointestinal, crucial na saúde e na doença. Portanto, se você quer realmente dias melhores, perder peso, ganhar em condicionamento, saúde e bem estar, esse é o ponto. Veja a importância da ecologia intestinal:

1 – Sistema imunológico: 80% dos receptores imunológicos estão no intestino. Quando há presença de bactérias ruins, invasores estranhos, agressores celulares e pró-inflamatórios, eles nocauteiam o sistema imunológico. Por isso deve-se melhorar a ecologia intestinal, com bactérias boas.
2 – Ação anti-inflamatória: com agressores (bactérias ruins), você apresenta inflamações crônicas de baixa intensidade, que ativam o processo inflamatório, causando inflamação sistêmica. Ela está ligada a doenças serias, como degeneração neurológica, diabetes tipo 2, doença cardiovascular etc.
3 – Cerca de 90% da serotonina é produzida no intestino. O desequilíbrio de ecologia intestinal, portanto, causa alteração do seu humor, emoções, alergias e ansiedade.
4 – Assimilação de nutrientes: as bactérias boas têm papel importante na extração de nutrientes dos alimentos, sem o qual você não aproveita o que ingere.
Sucesso em perder peso = melhorar ecologia intestinal

Essa comunidade de bactérias residentes no seu trato gastrointestinal são as responsáveis pela sua habilidade de perder peso. As bactérias que residem no seu intestino e ajudam a extrair energia dos alimentos e são influenciadas pelo tipo de comida ingerida.

Dietas ricas em açúcar e alimentos processados podem reduzir a diversidade da flora intestinal e a sua saúde de modo geral. Conforme você muda seus hábitos alimentares, altera a diversidade da sua ecologia intestinal e afeta as respostas do seu corpo a dietas e intervenções nutricionais.

Como melhorar a flora intestinal
- Alimentos fermentados: o modo mais barato, melhor e mais fácil de promover um impacto no seu trato intestinal. Produtos de leite fermentado contêm galacto-oligossacarídeos (carboidrato não digerível) que agem como probióticos e aminoácidos essenciais. Contêm ainda enzimas do complexo B e CLA.
- Fibras insolúveis: importantes no desenvolvimento das bactérias do seu intestino, além de desacelerarem a digestão, dando a sensação de saciedade.
- Probióticos: aumentam a diversidade da ecologia intestinal, promovendo seu crescimento e multiplicação.
É hora de cuidar da ecologia intestinal. Essa deve ser a sua resolução de Ano Novo para alcançar o emagrecimento e uma Supersaúde!
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Referências bibliográficas:
•The Guardian, December 31, 2015.
•Enterotypes of Humam Gut Microbiome, Nature. May 12, 02011:473(7346); 174-80.
•Human Microbiome Project, National Institutes of Health.
•Neurogastroenterology. March 2011: 23(3); 255.
•Nutraingredients.com Sept 12, 2010.
•Proceedings of the National Academy of Sciences. Sept 7, 2010.

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357